Nesta semana, a Secretaria Municipal de Dois Irmãos do Buriti deu continuidade ao mutirão de combate a dengue em todo município, além do Distrito de Palmeiras e Posto Correntes.

Durante as visitas dos agentes comunitários e de endemias, um fato preocupante chamou a atenção das equipes de saúde: muitos focos do mosquito Aedes Aegypti (transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus) foram encontrados nas residências, alertando à população a importância de manter seus quintais limpos.
O Controle de Vetores do município alerta que a ação mais simples para prevenção da dengue é evitar justamente o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução. A regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente. Como a proliferação do Aedes aegypti é rápida, além das iniciativas do poder público, a população também deve colaborar para interromper o ciclo de transmissão e contaminação. Em 45 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas.
A gestão municipal reforça que, para o combate ao mosquito é necessário a conscientização dos munícipes para que atuem em conjunto com o Poder Público para o bem da coletividade, evitando sobrecargas no sistema de saúde e propagação das doenças causadas pelo vetor.
Por Buriti News
Gosta Portal Tv Planalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @portal.tvplanalto e o Facebook. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 99075999.
Deixe um comentário