quinta-feira , 1 de maio de 2025
Início SAÚDE Governo de MS lança programa para ampliar atendimento noturno em UBSs
SAÚDE

Governo de MS lança programa para ampliar atendimento noturno em UBSs

Compartilhar
Governo de MS lança programa para ampliar atendimento noturno em UBSs
Compartilhar

Com o propósito de ampliar o acesso da população aos serviços essenciais de saúde e fortalecer a resolutividade da Atenção Primária, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), implementa ações estratégicas voltadas à qualificação do cuidado em tempo oportuno.

Nesse sentido, foi lançado nesta quarta-feira (30) o programa Horário Estendido, que destinará recursos para ampliar o atendimento noturno em 46 USFs (Unidades de Saúde da Família) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde) no Estado. O atendimento em horário estendido noturno será das 17h às 21h.

A ampliação do horário de funcionamento das UBSs visa garantir maior flexibilidade de atendimento, promovendo o acolhimento e o manejo precoce de agravos, especialmente síndromes respiratórias e arboviroses, e contribuindo diretamente para a redução da demanda nos serviços de urgência e emergência.

Cada unidade de saúde receberá R$ 20 mil mensais durante 12 meses, totalizando um investimento de mais de R$ 11 milhões. A medida vai atender à crescente demanda por serviços de saúde fora do horário comercial, e agora diante do aumento de casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e da consequente superlotação nas unidades de emergência.

Iniciativa na atenção primária

A coordenadora de Saúde da Família e Ciclos de Vida da SES, Gabriela Piazza, destaca que a ampliação do horário de atendimento nas unidades representa um avanço significativo, permitindo maior acessibilidade e acolhimento aos usuários, especialmente em regiões com forte crescimento industrial e aumento populacional.

“Essa iniciativa, desenvolvida pela Superintendência de Atenção Primária em parceria com a Coordenadoria de Saúde da Família e Ciclos de Vida, tem como objetivo fortalecer a estrutura da Atenção Primária à Saúde, oferecendo suporte qualificado para o manejo precoce de arboviroses e síndromes respiratórias agudas. Nessas localidades, a ampliação do horário, inclusive no período noturno, é essencial para atender trabalhadores que não conseguem acessar os serviços de saúde em horário comercial, garantindo cuidado oportuno e de qualidade”, avalia a coordenadora.

A resolução que institui o programa foi publicada na edição desta quarta-feira no Diário Oficial do Estado. Os municípios interessados em aderir ao programa devem se cadastrar no prazo de 15 dias a contar da publicação no Diário Oficial para receber os recursos, que serão distribuídos conforme a população atendida por cada unidade.

• Municípios até 50 mil habitantes, até 1 UBS
• Municípios de 50 a 100 mil habitantes, até 5 UBSs
• Municípios com mais de 100 mil habitantes, até 10 UBSs

O programa Horário Estendido reforça o papel estratégico da Atenção Primária à Saúde como principal porta de entrada do SUS, essencial para garantir um cuidado resolutivo, contínuo e de qualidade.

Ao ampliar o acesso em horários alternativos, especialmente em contextos de alta demanda por síndromes respiratórias e doenças sazonais, o Governo do Estado reafirma seu compromisso com a promoção da saúde, a prevenção de agravos e o fortalecimento da rede de atenção, contribuindo para uma resposta mais eficiente e integrada em todo o território sul-mato-grossense.

*Com informações da Comunicação SES



Fonte

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
Unidades de saúde terão horários especiais no feriado em Aquidauana
SAÚDE

Unidades de saúde terão horários especiais no feriado em Aquidauana

A Prefeitura de Aquidauana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e...

Saúde lança guia sobre mudanças climáticas para profissionais de saúde
SAÚDE

Brasil deve chegar a 635,7 mil médicos em 2025

Até o fim de 2025, o Brasil deve registrar 635.706 médicos em...

Abril Laranja: CCZ de Anastácio engajado na luta contra a crueldade animal
SAÚDE

Abril Laranja: CCZ de Anastácio engajado na luta contra a crueldade animal

Durante o mês de abril, conhecido como Abril Laranja, o Centro de...

MS registra 15.913 casos confirmados de dengue
SAÚDE

MS registra 3.987 casos confirmados e 10 mortes por dengue

Mato Grosso do Sul já registrou 10.178 casos prováveis de Dengue, sendo...