Nesse último sábado (28), um homem de 48 anos acabou caindo em um golpe do falso boleto em Sidrolândia.
Segundo o boletim de ocorrência,a vítima entrou em um site fraudulento, pois necessitava pagar a parcela do carro, nesse site ela imprimiu um boleto e fez o pagamento, mas como o boleto era falso o pagamento foi para o autor estelionatário. O homem fez um pagamento de R$ 581,14 reais para o banco NEON Pagamento, porém ele não sabe informar o nome ou indicação da pessoa para quem foi feito o pagamento.
O que fazer nesses casos?
Conforme o site do SERASA, o boleto bancário é uma das formas mais práticas de pagar contas, impostos, tributos, compras e fazer depósitos em contas e carteiras digitais. Por conta disso, o golpe do boleto falso tem feito vítimas por todo o Brasil.
Além disso, o site do SERASA, fala sobre como se proteger desses boletos. Confira:
Dica 1: Sempre confira os números do código de barras
Nos boletos verdadeiros, os números do código de barras aparecem na parte superior e na inferior do documento e elas devem ser exatamente iguais.
Como explicamos anteriormente, os três primeiros números da sequência correspondem ao código do banco que emitiu o boleto.
Dica 2: Verifique a fonte que emite o boleto
Os golpistas estão atentos às movimentações que fazemos, principalmente na internet. Se você fez alguma compra online ou acessou site de negociação, emita o boleto diretamente no canal oficial e não clique em boletos enviados por e-mail, SMS ou WhatsApp, caso isso não tenha sido acordado.
Dica 3: Confira os dados do boleto
Boletos falsos podem vir com erros de português. Por isso, confira se as informações são verdadeiras e escritas de forma correta.
Confira informações de data de vencimento, nome do beneficiário e o CNPJ. Em caso de dúvida quanto ao CNPJ, uma busca rápida na internet pode te ajudar a conferir se ele é real.
Dica 4: Fique atento ao valor
O valor total do boleto sempre aparece em dois campos do documento: no final do código de barras e também no espaço chamado “valor do documento”. Se esses valores não baterem, você pode estar com um boleto falso.
Outro ponto de atenção é se o valor da cobrança está diferente do acordado ou diferente no caso de cobranças fixas.
Dica 5: Preste atenção aos dados do beneficiário
O CNPJ do emissor deve estar descrito no boleto bancário. Algumas empresas usam ou nome da razão social (nome oficial da empresa) e outras, o nome fantasia.
Se você desconfiar do nome, vale fazer também uma busca rápida na internet.
Gosta Portal Tv Planalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @portal.tvplanalto e o Facebook. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 99075999.
Deixe um comentário