Carga avaliada em mais de um milhão de reais tinha como destino a região de Maracaju
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam, na tarde desta segunda-feira (4), no município de Maracaju, uma camionete Ford F-100 carregada com 1.300 quilos de defensivo agrícola contrabandeado do Paraguai, conduzida por um homem de 30 anos de idade.
Os militares do DOF realizavam patrulhamento pela BR-267, no Distrito de Vista Alegre, quando abordaram o condutor. Em vistoria no veículo, os policiais encontraram o produto ilegal em galões de 20 litros, além de pacotes de um quilo na forma granulada. Questionado, o condutor disse que foi contratado para entregar a carga em uma propriedade rural, na região de Maracaju.
De acordo com a Direção DOF, estudos apontam que o uso ilegal de defensivos agrícolas é uma prática que coloca em risco a saúde das pessoas, a biodiversidade e o meio ambiente. A aquisição e aplicação desses produtos sem a devida regulamentação potencializam substâncias tóxicas que contaminam a água, o solo e os alimentos de consumo humano.
Detido, o homem e a camionete com os produtos ilegais foram entregues na Delegacia da Polícia Federal, em Dourados. O prejuízo estimado ao crime foi de R$ 1,4 milhão.
A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).
O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Siga o DOF no Instagram: @dofpmms e no Facebook: OficialDOF
Deixe um comentário