quinta-feira , 19 de setembro de 2024
Início EDUCAÇÃO Mais uma derrota: justiça suspende edital de contratação de professores temporários em Sidrolândia
EDUCAÇÃOSIDROLÂNDIA

Mais uma derrota: justiça suspende edital de contratação de professores temporários em Sidrolândia

Compartilhar
Compartilhar
Foto: Arquivo/TVPlanalto

A Justiça suspendeu o edital que tratava da contratação emergencial de professores por meio de análise curricular da Prefeitura de Sidrolândia. O ente público terá 30 dias para informar quais contratações já foram realizadas, indicando nome e cargos ocupados. A desobediência está sujeita a pena de multa diária de R$ 500 e pode chegar a até R$ 50 mil. 

Segudo o site Midiamax, o juiz da 1º Vara Civil da Comarca de Sidrolândia, Felipe Brigido Lage, deferiu, em 13 de março, o pedido de liminar do SIPREMS (Sindicato dos Profissionais da Rede de Ensino Municipal de Educação Básica de Sidrolândia). 

“Em consequência, mostra-se presente a probabilidade do direito alegado pelo Impetrante, além de restar caracterizado o perigo de demora na decisão, pois a continuidade do processo seletivo, nos termos do edital, resulta na contratação irregular, violando ainda os direitos dos servidores à participação processo seletivo, ocasionando dano de difícil reparação”, alegou o magistrado. 

O juiz também apontou que a publicação do edital em, tese, “afrontou o princípio da publicidade, da proporcionalidade, da razoabilidade e da motivação necessária à lisura do ato”.

SIPREMS entra com mandado de segurança contra secretária de educação 

No processo de mandado de segurança coletivo, o sindicato alega que o edital lançado pela Secretaria Municipal de Educação teria uma série de irregularidades, como um prazo curto para inscrições e outro edital, de 2022, ainda vigente com a mesma finalidade. Assim, restariam alguns candidatos habilitados no processo seletivo antigo que ainda aguardam a convocação.

Veja abaixo a reportagem feita pela nossa equipe com advogado que defende o pleito do SIPREMS, Giovani Marcos dos Santos Stefanello, sobre o caso.

Reprodução:TVPlanalto Play

A notícia da suspensão foi bem recebida pela categoria, especialmente pelos que ainda aguardam a convocação do processo seletivo de 2022.

Foto: Arquivo/TVPlanalto

“Havia vários professores(as) no cadastro reserva do processo seletivo, onde se aplicou uma prova objetiva, que não tinham sido sequer convocados. Então, com essa liminar que foi concedida, será possível fiscalizar melhor se houve ou não preterição de algum candidato. Esse processo seletivo foi prorrogado e ainda está em vigência”, afirma.

Gosta Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @portal.tvplanalto e o Facebook. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 99075999.

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
MSPOLÍCIASIDROLÂNDIA

Policiais Militares de Sidrolândia participaram da 9ª edição do Curso de Aperfeiçoamento em Força Tática 

Entre 19 de agosto e 9 de setembro, cinco policiais militares de...

CIDADESPOLÍTICASIDROLÂNDIA

Em campanha eleitoral Vanda Camilo (PP) promete início de obras imediatas em aldeias indígenas

Vanda prometeu iniciar obras na semana que vem na aldeia Lagoinha. Em evento...

POLÍCIAPOLÍTICASIDROLÂNDIA

Após levar ‘puxão de orelha’ de juiz, defesa de Claudinho Serra pede acesso à delação premiada

Magistrado apontou que advogado sequer havia protocolado procuração no processo Após quase...

POLÍTICASIDROLÂNDIA

Deputado Renato reivindica recursos federais para construção de arena esportiva na Aldeia Córrego do Meio

Através de sua ação parlamentar na Assembleia Legislativa de MS, o deputado...