quinta-feira , 17 de abril de 2025
Início POLÍCIA Monitor da Violência Contra a Mulher é lançado como ferramenta inovadora para combate à violência de gênero
POLÍCIA

Monitor da Violência Contra a Mulher é lançado como ferramenta inovadora para combate à violência de gênero

Compartilhar
Monitor da Violência Contra a Mulher é lançado como ferramenta inovadora para combate à violência de gênero
Compartilhar

Na tarde desta segunda-feira, 27 de janeiro, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) realizou o lançamento do Monitor da Violência Contra a Mulher, em evento no Salão Pantanal, sede do Tribunal. Idealizado pela desembargadora Jaceguara Dantas da Silva, responsável pela Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJMS, e pelo delegado Antônio Carlos Videira, secretário de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o Monitor foi desenvolvido como uma ferramenta estratégica para prevenir, monitorar e combater a violência de gênero.

Durante o lançamento, a desembargadora enfatizou a relevância da ferramenta como um reflexo de esforços coletivos. “Essa luta é fruto de uma construção coletiva, que exige a participação de todos. O Monitor reúne, em tempo real, dados essenciais da segurança pública e do Judiciário, como homicídios, feminicídios, estupros e outros crimes praticados contra mulheres, além de informações sobre medidas protetivas. A leitura desses dados permitirá a formulação de políticas públicas assertivas, fomentará pesquisas e servirá de subsídio para a atuação integrada do sistema de Justiça e da rede de proteção às mulheres.”

 

Ela também destacou o trabalho intenso e colaborativo que resultou na criação do projeto, que demandou sete meses de reuniões e ajustes para incluir marcadores sociais como raça e gênero.

 

Já o secretário adjunto da Sejusp, Ary Carlos Barbosa, ressaltou o impacto da ferramenta no fortalecimento das ações preventivas: “Hoje é um dia de luta e também de esperança. Os índices de violência contra a mulher em Mato Grosso do Sul, como feminicídios e estupros, são alarmantes e nos incomodam profundamente. O Monitor surge como uma ferramenta estratégica para centralizar dados e permitir análises mais precisas, fortalecendo ações preventivas e promovendo a transparência. Esperamos que ele ajude a reduzir a criminalidade e melhore a segurança das mulheres em nosso estado.”

 

Como funciona – O Monitor da Violência Contra a Mulher integra informações de boletins de ocorrência, processos judiciais e medidas protetivas de urgência, além de dados históricos dos últimos dez anos, oferecendo análises em tempo real por meio de ferramentas de Business Intelligence (BI). Disponível online, o painel pode ser acessado pelo site do TJMS e da Sejusp em qualquer dispositivo, oferecendo uma interface responsiva e acessível.

 

Por meio de gráficos e indicadores detalhados, a ferramenta facilita a identificação de tendências e padrões criminais em todo o estado, subsidiando ações preventivas mais eficazes e políticas públicas assertivas.

 

Além disso, o Monitor inclui links diretos para serviços essenciais, como medidas protetivas online, Polícia Civil, Polícia Militar e outros canais de atendimento. 

 

Importância – A implementação do Monitor reflete um esforço interinstitucional entre o TJMS e a Sejusp, contando com a colaboração de suas equipes técnicas. A ferramenta oferece uma abordagem integrada e confiável no tratamento de dados sobre violência de gênero, garantindo segurança e transparência em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

 

Representando o presidente do TJMS, desembargador Sérgio Fernandes Martins, o juiz auxiliar Mário Esbalqueiro Júnior, que também ocupa o cargo de presidente da Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul (Amamsul) destacou o papel do Monitor como um avanço significativo. “Esta é uma ferramenta essencial que representa o compromisso do Judiciário e do governo estadual em enfrentar a violência de gênero de forma integrada, promovendo ações efetivas e garantindo mais segurança para as mulheres sul-mato-grossenses.”

 

Homenagens e encerramento – Durante o evento, a desembargadora Jaceguara, cuja gestão à frente da Coordenadoria da Mulher se encerra neste mês, foi homenageada por sua dedicação à causa. Em suas palavras, ela reafirmou o compromisso de continuar lutando pelos direitos das mulheres e agradeceu pela confiança e parceria de todas as instituições envolvidas no projeto.

 

 

 

Autoridades – A cerimônia também contou com a participação de mais autoridades, como o juiz da 3ª Vara de Violência Doméstica e Familiar, Vinícios Pedrosa Santos; a primeira-dama do estado, Mônica Riedel; além de representantes da Coordenadoria da Mulher e da Sejusp.

Fonte

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
Policiais civis prendem procurado por violência doméstica e suspeito de tráfico em Campo Grande
POLÍCIA

Autor de estupro de vulnerável é preso pela Polícia Civil em Campo Grande

Um homem de 63 anos, que estava com mandado de prisão em...

Polícia Civil recupera objetos furtados em propriedades rurais de Deodápolis e Dourados
POLÍCIA

Polícia Civil recupera objetos furtados em propriedades rurais de Deodápolis e Dourados

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Delegacia...

DOF prende homem com maconha em Amambai
POLÍCIA

DOF prende homem com maconha em Amambai

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) efetuaram, nesta terça-feira...

DOF prende mulher com skunk que seria entregue em Campo Grande
POLÍCIA

DOF prende mulher com skunk que seria entregue em Campo Grande

Uma mulher de 22 anos de idade foi presa pelo DOF (Departamento...