sábado , 19 de abril de 2025
Início CIDADES CAMPO GRANDE MPMS investiga falta de projeto de segurança e incêndio no Museu de Som e Imagem de Campo Grande
CAMPO GRANDE

MPMS investiga falta de projeto de segurança e incêndio no Museu de Som e Imagem de Campo Grande

Compartilhar
Compartilhar
Divulgação MPMS

A 34ª Promotoria de Justiça de Campo Grande instaurou o Inquérito Civil nº 06.2023.00000591-5, para apurar eventual risco ao patrimônio histórico e cultural de Mato Grosso do Sul, pela falta de projeto de segurança contra incêndio e pânico e certificação do Corpo de Bombeiros do Museu de Som e Imagem.

De acordo com o Promotor de Justiça Luiz Antônio Freitas de Almeida, o Corpo de Bombeiros informou ao Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul que o Museu de Som e Imagem não possui certificado de vistoria expedido pelo órgão, nem projeto de segurança contra incêndio e pânico aprovado pelo Corpo de Bombeiros, e que a falta do certificado acarreta o risco concreto à vida dos frequentadores do Museu e dos servidores, além de colocar em risco todo o acervo que conta com mais de 8 mil itens, entre fotografias, filmes, vídeos, cartazes, discos de vinil e objetos sonoros.

Diante dos fatos, o MPMS recomendou à Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul que elabore plano de prevenção e combate a incêndio e pânico, elaborado por técnico habilitado e em conformidade com as normas técnicas, submetendo-se ao Corpo de Bombeiros Militares no prazo de um mês, a contar do recebimento da recomendação. Além de elaborar plano com metodologia de gerenciamento de riscos ao patrimônio musealizado, em conformidade com o Programa de Gestão de Riscos ao Patrimônio Musealizado Brasileiro do Instituto Brasileiro de Museus, envolvendo os quatro eixos estruturantes, com o planejamento e prevenção de riscos, o monitoramento e controle de riscos e respostas a emergências, no prazo dois meses, a contar do recebimento da recomendação.

A Fundação de Cultura deverá ainda, adotar todas as ações e providências de modo a obter, no prazo máximo de um mês, o Certificado de Vistoria do Corpo de Bombeiros Militares, prazo contado do recebimento da notificação.

A recomendação não possui caráter vinculante ou obrigatório, mas poderá embasar processo criminal, ação civil pública ou responsabilização pelos prejuízos ambientais.

Gosta Portal Tv Planalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @portal.tvplanalto e o Facebook. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 99075999.

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
CAMPO GRANDE

Delegada Cynthia Tapias é transferida para atuar na DEAM

A delegada Cynthia Karoline Bezerra Gomes foi designada para assumir a Delegacia...

CAMPO GRANDE

Mãe que jogou crianças em poça disse que só tem filhos para receber Bolsa Família (vídeo)

Mulher de 25 anos, presa por judiar dos filhos, alegou que só estava...

CAMPO GRANDE

Suspeito de estuprar criança de 9 anos é linchado no Santa Luzia (vídeo)

Homem não identificado, foi agredido e linchado por moradores, na manhã desta...

CAMPO GRANDE

Ex-deputado é agredido pela esposa em Campo Grande

O ex-deputado federal Pedro Pedrossian Filho teria sido agredido pela esposa, na...