domingo , 20 de abril de 2025
Início POLÍTICA MS discute estratégias nacionais para alavancar o novo cenário de mercado aberto do gás natural
POLÍTICA

MS discute estratégias nacionais para alavancar o novo cenário de mercado aberto do gás natural

Compartilhar
Compartilhar
Diretor da Agems integra debate de reguladores e empresas do setor com meta de efetivar mudanças trazidas pelo Marco Legal do Gás e novas legislações estaduais

Mato Grosso do Sul segue o ritmo do cenário brasileiro que avança na abertura do mercado de gás natural. Os desafios da transição do modelo de monopólio para um mercado que favorece a concorrência, especialmente na comercialização, foram tema de painel de debates mediado pelo diretor de Gás e Energia da Agência Estadual de Regulação, Matias Gonsales, no Congresso Brasileiro de Regulação.

Com as participações de especialistas das empresas Comgás, de São Paulo, a maior do País, Compagás, do Paraná, e Naturgy Brasil, do Rio de Janeiro, reguladores e operadores do setor deram passos importantes para formatar, na prática, esse novo modelo.

A partir do Marco Legal do Gás, diversas novas normas já foram criadas em âmbito nacional pela Agência Nacional de Petróleo e Gás, e estadual, como em Mato Grosso do Sul, onde a Agems já vem trabalhando em novas portarias.

“Estamos avançando, mas é ainda uma mutação, onde saímos de um sistema em que um único ‘player’, a Petrobras, atuava em toda as etapas da cadeia de compra do gás, transporte, comercialização e parceria na distribuição, para um cenário em que o consumidor livre pode adquirir o gás de diferentes fornecedores, e a distribuidora, como a MSGÁS, mantém esse papel exclusivo na ponta, na entrega”, explica Matias.

“Precisamos consolidar essa mudança, e o debate no Congresso de Regulação foi muito rico, além de servir para identificar situações semelhantes entre a realidade dos estados”, completa.

As discussões contaram ainda com a contribuição de Zevi Kann, ex-presidente da Abar (Associação Brasileira de Agências de Regulação).

Gosta Portal Tv Planalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @portal.tvplanalto e o Facebook. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 99075999.

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
MSPOLÍTICATRÂNSITO

Deputados entregam relatório oficial da BR-163 e pede providência do Ministério Público Federal

Documento entregue na sessão plenária da ALEMS reúne análise técnica, denúncias de...

POLÍTICASAÚDE

Deputados Catan (PL) debateu prestação de contas feita pela Cassems em 2024

Deputado Joao Henrique protocolou representação em âmbito estadual e federal e ainda...

POLÍTICA

Lula sanciona Orçamento para 2025 com aumento do salário mínimo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou com vetos, nesta...

MSNIOAQUEPOLÍTICA

Nioaque completa 176 anos e celebra 100 dias de avanços sob a gestão de André Guimarães

Nesta terça-feira, 08 de abril, Nioaque, cidade que é reconhecida como o...