domingo , 24 de novembro de 2024
Início CIDADES MS No ES, Agems troca experiências e apresenta avanços de MS na regulação do gás
MS

No ES, Agems troca experiências e apresenta avanços de MS na regulação do gás

Compartilhar
Compartilhar
Divulgação

Com resultados que consolidam o avanço regulatório no setor do gás em Mato Grosso do Sul, a Agência Estadual de Regulação (Agems) troca experiências e promove intercâmbio com a agência do Espírito Santo.

A reguladora capixaba recentemente publicou novas normas sobre as condições para a distribuição de biometano por meio do sistema de distribuição de gás canalizado, trabalho semelhante a uma das diversas ações que estão sendo feitas no Estado.

“Estamos desenvolvendo iniciativas parecidas para a modernização e adequação de normas de regulação, de operação, e de inovação no setor de gás. Foi uma oportunidade importante para a troca de experiências”, conta o diretor de Gás e Energia da Agems, Valter Almeida da Silva, que esteve na Agência Reguladora de Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP-ES), onde se reuniu com as diretoras Joana Moraes Resende Magella (Administrativa e Financeira) e Débora Cristina Niero (Gás Natural e Energia), e técnicos.

Em discussão, temas como o novo modelo de contrato de concessão de gás, metodologia de revisão e reajuste de tarifas, e regulação de biometano. Nesse último, a Agems coordena em MS um comitê com participação das concessionárias de gás energia, órgãos governamentais e setor produtivo, que vem trabalhando em ações sobre o fomento e aproveitamento do biogás e biometano.

“Já no mês de agosto deveremos colocar em consulta pública as propostas de normas modernas de regulação do biometano, para informar a sociedade e colher contribuições”, revela Valter Silva.

Gás, energia elétrica e gestão energética

Na ARSP, a Agems também apresentou suas boas práticas na fiscalização técnica e tarifária do gás, e nas entregas resultantes do convênio com a Aneel, que seguidamente tem o desempenho bem avaliado pela agência federal.

A gestão energética do Estado pelas agências estaduais foi mais uma das pautas compartilhadas. “É um momento importante para a regulação, em Mato Grosso do Sul, e no Brasil, porque os projetos de desenvolvimento exigem agências fortes e capacitadas. Temos grandes avanços a compartilhar, o que fortalece as agências e o trabalho valioso que realizam”, lembra o diretor da Agems.

Para o diretor-presidente, Carlos Alberto de Assis, esse intercâmbio das experiências de cada Estado é uma iniciativa de sucesso que a agência sul-mato-grossense vem promovendo e que “demonstra que a Agems está no caminho certo para alcançar uma maturidade regulatória”.

Gosta Portal Tv Planalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @portal.tvplanalto e o Facebook. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 99075999.

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
GERALMSPOLÍCIA

Polícia Militar Ambiental orienta a população sobre o Período de Defeso 2024/2025

Com a aproximação do início do período de defeso nos rios de...

CLIMAMEIO AMBIENTEMS

Ventos acima de 77 km/h deixaram famílias desalojadas em Bataguassu e Santa Rita

Famílias do assentamento Santa Clara, em Bataguassu, a 310 quilômetros de Campo...

CLIMAMEIO AMBIENTEMSSIDROLÂNDIA

Chuvas intensas podem atingir 54 municípios de MS até amanhã

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta para risco de chuvas...

CORUMBÁMSPOLÍCIA

PRF apreende 374 Kg de cocaína em Corumbá (MS)

APolícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 374 Kg de cocaína, na tarde do...