sexta-feira , 20 de setembro de 2024
Início CIDADES SIDROLÂNDIA No mês de março acontecerá a votação para a nova diretora do CRESS-MS
SIDROLÂNDIA

No mês de março acontecerá a votação para a nova diretora do CRESS-MS

Compartilhar
Compartilhar

A votação vai ocorrer nos dias 14 a 16 de março.

Divulgação

Nesta manhã de quinta-feira (16), a Assistência Social de Sidrolândia promoveu uma reunião com algumas assistentes sociais representantes da chapa única “Lutas Emancipatórias, Justiça Social e Diversidade” do CRESS-MS.

A chapa é composta por dezoito assistentes sociais, sendo treze representantes de Campo Grande e cinco do interior do Estado.

Divulgação

Todas as regiões do Mato Grosso do Sul foram comtempladas com por alguma representante, ou seja, do norte do Estado até a região central.

Carmen Ferreira Barbosa, mais conhecida como “Carminha”, é a candidata à presidência da chapa e ressalta que a votação será feita entre os dias 14, 15 e 16 de março de forma online.

Carminha

“A votação será feita entre os dias 14, 15 e 16 de março e vai ocorrer de forma online. Então, já atualizem seus dados, pois a senha para votar vai ser enviada via email”, comenta Carminha.

Na reunião estiveram presentes as assistentes socias do município de Sidrolândia, a vereadora Joana Michalski e as representantes da chapa.

Membros da reunião

A vereadora Joana pontua o quão importante é essa votação para os assistentes sociais e pede para que acompanhem os projetos da chapa.

Vereadora Joana

“Eu como trabalhadora da área de assistente social, atuante nesse conselho, vejo que é de suma importância pra que a categoria participe, vote e acompanhe a chapa para que a gente consiga estar sempre atuantes nos serviços, nos programas, nos projetos que são ofertados a população”, relata a vereadora.

Uma das lutas da chapa é ter um curso de graduação de Assistência Social online, além de ter as 30h semanais para trabalhar, pois eles são expostos a diversas situações no trabalho, além da implantação de assistentes sociais e psicólogos inseridos nas escolas embasados na Lei 13935/19.

Conheça um pouco mais da chapa

A chapa é composta por mulheres que lutam todos os dias pelos seus direitos e pelos direitos das pessoas a sua volta. Mulheres de garra, que vão à luta. Ser uma mulher e assistente social é ser também um ato político, e pensando nisso, essas assistentes socias criaram uma carta aberta e também compromissos para explicar suas ideias e projetos a classe dos assistentes sociais; confira:

Divulgação

Carta aberta

A Chapa 1: “Lutas Emancipatórias, Justiça Social e Diversidade “do Conselho Regional de Serviço Social de MS é constituída de
assistentes sociais da atual gestão, reforçada por novas(os) colegas agregadas(os) ao Grupo.
Entendemos ser fundamental ampliar a composição da chapa com colegas que atuam nas mais variadas políticas públicas: Assistência Social, Saúde, Educação, Segurança Pública, Segurança Alimentar e Nutricional, Migração e militantes oriundas(os) das lutas identitárias: Mulher, Negro, LGBTQIA+.
Nossa chapa também é composta por Assistentes Sociais de outros municípios: Bonito e Corumbá – Região Oeste; Dourados – Região Sul; Paranaíba – Região Norte e Leste; Sidrolândia – Região Central.
Estamos sincronizadas(os) com os novos desafios: dar continuidade às ações iniciadas pela atual gestão.
Simultaneamente, comprometer-se com os trabalhos fundamentais inseridos nas bandeiras de lutas do Conjunto CFESS/CRESS.
O Serviço Social é uma profissão que foi atingida frontalmente pelos governos de extrema-direita e neoliberais dos últimos 6 anos. A pandemia da Covid 19 trouxe consequências nefastas à nossa área: políticas sociais desestruturadas e “desfinanciadas”, empregos precarizados, alteração no mundo do trabalho por ferramentas tecnológicas informatizadas, formação profissional restrita a cursos EADs, entre outras questões.
A conjuntura atual nos anima. Estamos num processo de reconstrução democrática, fortalecimento das políticas públicas, possibilidade de ampliação dos direitos sociais e humanos, considerados urgentes, especialmente no combate às desigualdades sociais. Defendemos a democracia, a promoção e o fortalecimento das políticas públicas e sociais.
Queremos mais espaço e reconhecimento profissional em âmbito público e privado, bem como oportunidades de novos concursos públicos.
A participação das(os) trabalhadoras(es) é fundamental no contexto do fortalecimento dos sistemas públicos, tão caros à democracia.
A conjuntura atual é favorável, mas desafiadora frente aos novos contextos em âmbito mundial e nacional. Os desafios são enormes, por isso precisamos de instituições fortes, conselhos, sindicatos e outras que congregam trabalhadoras(es) para somar à luta democrática.

Carminha

Compromissos

➢ Construção da nova sede do CRESS;
➢Intensificar a fiscalização na perspectiva do fortalecimento do
projeto ético-político;
➢Lutar pela implantação do Curso de Serviço Social Presencial e
Público;
➢Lutar pelo respeito à Lei das 30 horas;
➢ Lutar pela implantação da Lei 13935/19 de inserção de
Assistentes Sociais e Psicólogos na Educação Básica;
➢ Criar mais núcleos – NUCRESS. Hoje tem 7 do total de 21, conforme a nova Resolução. Nossa meta será a constituição de mais
14;
➢ Ampliar a gestão colegiada e participativa com fortalecimento das Comissões Permanentes e dos NUCRESS;
➢ Ampliar e fortalecer a criação de grupos de trabalho nas mais
diversas Comissões Permanentes do CRESS/MS;
➢ Organizar eventos que ampliem o debate nas mais diversas
políticas públicas, possibilitando o fortalecimento e atuação
dos profissionais e consequentemente favorecimento dos usuários no alcance de seus direitos;
➢ Realizar planejamento estratégico com o colegiado, contemplando o quadro de trabalhadoras(es) do CRESS, assim como
componentes dos NUCRESS e membros das comissões, de forma a fortalecer a gestão democrática e participativa.
➢ Realizar curso de aperfeiçoamento nas políticas sociais em
convênio com a EGOV-MS, já firmado com a atual gestão.

A eleição ocorrerá nos dias 14,15 e 16 de março de 2023, será online, o que facilitará o processo de votação.

A chapa ainda finaliza com um convite a todos da categoria:

“Convidamos as(os) profissionais a participarem desse processo eleitoral. Quanto maior for a participação, mais fortalecido será nosso Conselho.
Contamos com você.
Exerça seu direito ao voto para que sejamos uma categoria profissional cada vez mais forte e representativa, contribuindo para um País democrático e forte, voltado especialmente para os mais vulneráveis, para o alcance das Lutas Emancipatórias, Justiça Social e Diversidade!!”.

Além da reunião onde foram abordados e discutidos temas de suma importância para os assistentes sociais, teve também momentos de confraternização, um deles foi o almoço cheio de sorrisos e conversas leves sobre a modernidade.

Confraternização

Todos estão unidos em uma só luta.

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
MSPOLÍCIASIDROLÂNDIA

Policiais Militares de Sidrolândia participaram da 9ª edição do Curso de Aperfeiçoamento em Força Tática 

Entre 19 de agosto e 9 de setembro, cinco policiais militares de...

CIDADESPOLÍTICASIDROLÂNDIA

Em campanha eleitoral Vanda Camilo (PP) promete início de obras imediatas em aldeias indígenas

Vanda prometeu iniciar obras na semana que vem na aldeia Lagoinha. Em evento...

POLÍCIAPOLÍTICASIDROLÂNDIA

Após levar ‘puxão de orelha’ de juiz, defesa de Claudinho Serra pede acesso à delação premiada

Magistrado apontou que advogado sequer havia protocolado procuração no processo Após quase...

POLÍTICASIDROLÂNDIA

Deputado Renato reivindica recursos federais para construção de arena esportiva na Aldeia Córrego do Meio

Através de sua ação parlamentar na Assembleia Legislativa de MS, o deputado...