segunda-feira , 25 de novembro de 2024
Início CIDADES SIDROLÂNDIA No mês de março acontecerá a votação para a nova diretora do CRESS-MS
SIDROLÂNDIA

No mês de março acontecerá a votação para a nova diretora do CRESS-MS

Compartilhar
Compartilhar

A votação vai ocorrer nos dias 14 a 16 de março.

Divulgação

Nesta manhã de quinta-feira (16), a Assistência Social de Sidrolândia promoveu uma reunião com algumas assistentes sociais representantes da chapa única “Lutas Emancipatórias, Justiça Social e Diversidade” do CRESS-MS.

A chapa é composta por dezoito assistentes sociais, sendo treze representantes de Campo Grande e cinco do interior do Estado.

Divulgação

Todas as regiões do Mato Grosso do Sul foram comtempladas com por alguma representante, ou seja, do norte do Estado até a região central.

Carmen Ferreira Barbosa, mais conhecida como “Carminha”, é a candidata à presidência da chapa e ressalta que a votação será feita entre os dias 14, 15 e 16 de março de forma online.

Carminha

“A votação será feita entre os dias 14, 15 e 16 de março e vai ocorrer de forma online. Então, já atualizem seus dados, pois a senha para votar vai ser enviada via email”, comenta Carminha.

Na reunião estiveram presentes as assistentes socias do município de Sidrolândia, a vereadora Joana Michalski e as representantes da chapa.

Membros da reunião

A vereadora Joana pontua o quão importante é essa votação para os assistentes sociais e pede para que acompanhem os projetos da chapa.

Vereadora Joana

“Eu como trabalhadora da área de assistente social, atuante nesse conselho, vejo que é de suma importância pra que a categoria participe, vote e acompanhe a chapa para que a gente consiga estar sempre atuantes nos serviços, nos programas, nos projetos que são ofertados a população”, relata a vereadora.

Uma das lutas da chapa é ter um curso de graduação de Assistência Social online, além de ter as 30h semanais para trabalhar, pois eles são expostos a diversas situações no trabalho, além da implantação de assistentes sociais e psicólogos inseridos nas escolas embasados na Lei 13935/19.

Conheça um pouco mais da chapa

A chapa é composta por mulheres que lutam todos os dias pelos seus direitos e pelos direitos das pessoas a sua volta. Mulheres de garra, que vão à luta. Ser uma mulher e assistente social é ser também um ato político, e pensando nisso, essas assistentes socias criaram uma carta aberta e também compromissos para explicar suas ideias e projetos a classe dos assistentes sociais; confira:

Divulgação

Carta aberta

A Chapa 1: “Lutas Emancipatórias, Justiça Social e Diversidade “do Conselho Regional de Serviço Social de MS é constituída de
assistentes sociais da atual gestão, reforçada por novas(os) colegas agregadas(os) ao Grupo.
Entendemos ser fundamental ampliar a composição da chapa com colegas que atuam nas mais variadas políticas públicas: Assistência Social, Saúde, Educação, Segurança Pública, Segurança Alimentar e Nutricional, Migração e militantes oriundas(os) das lutas identitárias: Mulher, Negro, LGBTQIA+.
Nossa chapa também é composta por Assistentes Sociais de outros municípios: Bonito e Corumbá – Região Oeste; Dourados – Região Sul; Paranaíba – Região Norte e Leste; Sidrolândia – Região Central.
Estamos sincronizadas(os) com os novos desafios: dar continuidade às ações iniciadas pela atual gestão.
Simultaneamente, comprometer-se com os trabalhos fundamentais inseridos nas bandeiras de lutas do Conjunto CFESS/CRESS.
O Serviço Social é uma profissão que foi atingida frontalmente pelos governos de extrema-direita e neoliberais dos últimos 6 anos. A pandemia da Covid 19 trouxe consequências nefastas à nossa área: políticas sociais desestruturadas e “desfinanciadas”, empregos precarizados, alteração no mundo do trabalho por ferramentas tecnológicas informatizadas, formação profissional restrita a cursos EADs, entre outras questões.
A conjuntura atual nos anima. Estamos num processo de reconstrução democrática, fortalecimento das políticas públicas, possibilidade de ampliação dos direitos sociais e humanos, considerados urgentes, especialmente no combate às desigualdades sociais. Defendemos a democracia, a promoção e o fortalecimento das políticas públicas e sociais.
Queremos mais espaço e reconhecimento profissional em âmbito público e privado, bem como oportunidades de novos concursos públicos.
A participação das(os) trabalhadoras(es) é fundamental no contexto do fortalecimento dos sistemas públicos, tão caros à democracia.
A conjuntura atual é favorável, mas desafiadora frente aos novos contextos em âmbito mundial e nacional. Os desafios são enormes, por isso precisamos de instituições fortes, conselhos, sindicatos e outras que congregam trabalhadoras(es) para somar à luta democrática.

Carminha

Compromissos

➢ Construção da nova sede do CRESS;
➢Intensificar a fiscalização na perspectiva do fortalecimento do
projeto ético-político;
➢Lutar pela implantação do Curso de Serviço Social Presencial e
Público;
➢Lutar pelo respeito à Lei das 30 horas;
➢ Lutar pela implantação da Lei 13935/19 de inserção de
Assistentes Sociais e Psicólogos na Educação Básica;
➢ Criar mais núcleos – NUCRESS. Hoje tem 7 do total de 21, conforme a nova Resolução. Nossa meta será a constituição de mais
14;
➢ Ampliar a gestão colegiada e participativa com fortalecimento das Comissões Permanentes e dos NUCRESS;
➢ Ampliar e fortalecer a criação de grupos de trabalho nas mais
diversas Comissões Permanentes do CRESS/MS;
➢ Organizar eventos que ampliem o debate nas mais diversas
políticas públicas, possibilitando o fortalecimento e atuação
dos profissionais e consequentemente favorecimento dos usuários no alcance de seus direitos;
➢ Realizar planejamento estratégico com o colegiado, contemplando o quadro de trabalhadoras(es) do CRESS, assim como
componentes dos NUCRESS e membros das comissões, de forma a fortalecer a gestão democrática e participativa.
➢ Realizar curso de aperfeiçoamento nas políticas sociais em
convênio com a EGOV-MS, já firmado com a atual gestão.

A eleição ocorrerá nos dias 14,15 e 16 de março de 2023, será online, o que facilitará o processo de votação.

A chapa ainda finaliza com um convite a todos da categoria:

“Convidamos as(os) profissionais a participarem desse processo eleitoral. Quanto maior for a participação, mais fortalecido será nosso Conselho.
Contamos com você.
Exerça seu direito ao voto para que sejamos uma categoria profissional cada vez mais forte e representativa, contribuindo para um País democrático e forte, voltado especialmente para os mais vulneráveis, para o alcance das Lutas Emancipatórias, Justiça Social e Diversidade!!”.

Além da reunião onde foram abordados e discutidos temas de suma importância para os assistentes sociais, teve também momentos de confraternização, um deles foi o almoço cheio de sorrisos e conversas leves sobre a modernidade.

Confraternização

Todos estão unidos em uma só luta.

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
Foi apresentado nesta DelPol o BOPM 779/2023 com o seguinte relato: Em rondas pela região da ZBM, local este onde existem várias casas noturnas (boates), realizamos abordagem a um grupo de pessoas que se encontravam em frente ao Bar da Tais. Durante busca pessoal encontramos de posse do abordado Dionatan Ribeiro uma trouxinha de substância análoga a cocaína que em pesagem somou-se 0,8 gramas. O autor alegou ser usuário de drogas e que pagou R$ 50.00 (cinquenta reais) pelo entorpecente de um desconhecido. Diante dos fatos, apresentamos o autor juntamente com o material apreendido na Delegacia de Polícia Civil para que sejam tomadas as providências cabíveis. Entregue sem lesões corporais. Que este foi o relato da Policia Militar. Que os dados do autor foram atualizados e este saiu intimado a comparecer nesta Delegacia para procedimentos cartorários de praxe. Nada mais.
SIDROLÂNDIA

Agredida pelos pais com socos e mordidas, jovem é encontrada pela PM em estado de choque

Uma adolescente de 16 anos foi socorrida em estado de choque nesta...

SIDROLÂNDIA

Idoso perde R$ 7 mil em golpe por telefone em Maracaju

Um idoso de 79 anos caiu em um golpe por telefone e...

SIDROLÂNDIA

Idoso é preso com arma após amigo ameaçar a ex em Quebra Coco

Um idoso de 76 anos foi preso por porte ilegal de arma...