Mês de Agosto é mês de conscientização no combate à violência contra a mulher

Nesse final de semana até nessa segunda-feira (07), Sidrolândia teve 05 casos de violência doméstica registrados na Delegacia de Polícia Civil.
A maioria dos casos ocorreram de sábado (05) e domingo (06), algumas das mulheres agredidas estavam com os filhos em casa e também tiveram roupas, pneu da moto e outras coisas rasgadas, além das ameaças.
Um dos casos que chamou a atenção foi um de violação de domícilio seguido de violência doméstica onde o portão da vítima estava derrubado com gritos ao fundo da casa e quando e equipe policial se aproximou eles avistaram uma mulher no chão e o indivíduo montado desferindo socos contra a cabeça dela dizendo “você destruiu minha vida vou acabar com a sua”. Nesse mesmo instante, os policias realizaram a intervenção policial retirando de cima da vítima o homem e mandando ele virar de costa para ser algemado e cessar a agressão, ele foi conduzido até o compartimento de preso muito alterado por uma suposta traição.
Segundo o boletim de ocorrência, a vítima relata que o agressor é seu ex-marido e que estão separados há 4 meses e que nessa manhã arrombou a porta da cozinha e foi até seu quarto e adentrou agredindo seu atual namorado e ela com socos sendo contido no primeiro momento e se acalmando dizendo que sairia de boa ficando na parte de fora da casa, quando o namorado da vítima foi embora, o homem ficou sozinho com ela e ligou para outra pessoa falando para trazer a arma e começou a quebrar os armários, eletrodomésticos, mesa de madeira e a agredir com socos ficando mais agressivo dizendo a ela que a mataria e dizendo palavras de baixo calão.
O agressor foi encaminhado até a Delegacia de Polícia Civil de Sidrolândia sem lesões corporais para providências cabíveis, a vítima teve arranhões pelo corpo no rosto queixo, braço direito, costa inferior direito.
Os outros alguns estão foragidos, os casos seguem sendo investigados.
O que toda pessoa precisa saber em caso de violência contra a mulher:
- Em caso de urgência e emergência: ligue 190. Para fazer uma denúncia ou pedir informações: ligue 180. Para solicitar uma visita da Patrulha Maria da Penha: ligue 153;
Casa da Mulher Brasileira
- Para denunciar e passar pelo primeiro atendimento, procure a Casa da Mulher Brasileira ou uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher. Lembrando que o atendimento na Capital é 24h.
Endereço: Rua Brasília, lote A, quadra 2 – Jardim Imá. Telefone: 2020-1300
Ceam
- Ceam (Centro Especializado de Atendimento à Mulher em situação de violência): atende mulheres vítimas da violência doméstica ou qualquer outra agressão por causa do gênero. Primeiro a mulher passa por uma triagem para depois ser atendida por psicólogas e assistentes sociais. Tudo para dar informação necessária para que a mulher saia da condição de vítima de violência doméstica.
Endereço: Rua Piratininga, 559 – Jardim dos Estados. Telefone: 0800-067-1236
Denúncias on-line
- Para denunciar violência doméstica pela internet, basta acessar o site da Delegacia Virtual da Polícia Civil, clicar em “Registrar Denúncia”, e posteriormente em “Violência contra a Mulher”. O registro no site pode ser feito de todo Mato Grosso do Sul.
Medida Protetiva on-line
- Para pedir a medida protetiva on-line é preciso acessar o site do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, clicar na aba “protetivas on-line, fazer o cadastro. Em seguida, descreva toda situação e anexe fotos ou documentos. A medida é encaminhada para o juiz e analisada em até 48 horas (durante o expediente forense). Lembrando que este tipo de pedido de medida protetiva on-line só está em funcionamento em Campo Grande atualmente.
Ministério Público
- Atendimento pelo WhatsApp: (67) 9-9825-0096. O telefone da 72ª Promotoria de Justiça da Casa da Mulher Brasileira é o: 3318-3970
Defensoria Pública
- Atendimento por WhatsApp: (67) 9-9247-3968. Atendimento on-line: defensoria.ms.def.br. Núcleo de Defesa da Mulher: (67) 3313-4919.
Programa Mulher Segura da Polícia Militar
- O Promuse foi institucionalizado em 2018 e tem como objetivo auxiliar as mulheres vítimas de violência doméstica, com foco em prestar todo o suporte necessário para o rompimento desse ciclo da violência. A equipe de policiais militares do Promuse fiscaliza as medidas protetivas de urgência, realiza palestras visando a prevenção primária, além de auxiliar o Judiciário e o Ministério Público através de relatórios de riscos individuais.
Para Sidrolândia pode estar indo até a Delegacia de Polícia Civil ou ligando no 180.
*Informações SEGOV
Gosta Portal Tv Planalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @portal.tvplanalto e o Facebook. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 99075999.
Deixe um comentário