quinta-feira , 19 de setembro de 2024
Início CIDADES CAMPO GRANDE No segundo dia, mutirão de limpeza na casa de ‘Acumulador’ retira dois caminhões de lixo
CAMPO GRANDEMEIO AMBIENTEMSPOLÍCIA

No segundo dia, mutirão de limpeza na casa de ‘Acumulador’ retira dois caminhões de lixo

Compartilhar
Compartilhar

O trabalho de limpeza na casa de José Fernandes da Silva, de 54 anos, conhecido como o ‘acumulador da Rua Planalto’, segue nesta sexta-feira (16). O trecho da Rua Planalto, no bairro TV Morena, continua interditado pelas equipes de limpeza, que já tiraram dois caminhões-caçamba de lixo do local. O homem está preso.

Galinhas, larvas do Aedes aegypti e muito lixo é o que já saiu da casa do ‘acumulador’, na operação de limpeza que deve terminar nesta sexta-feira (16). Equipes da Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista), Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) e Vigilância Sanitária estão no local.

José Fernandes da Silva foi preso em flagrante na terça-feira (13) e a prisão já foi convertida em preventiva. A medida foi tomada após as ações do homem continuarem colocando em risco a integridade e saúde de vizinhos e pessoas que passam pelo local, segundo a polícia.

A delegada titular da Decat, Gabriela Stainler Pacetta, afirma que o proprietário não obedeceu à regularização ambiental, Lei 965, e já havia sido autuado várias vezes, mas ignorava as autuações. Ele foi autuado em flagrante e teve a pena aumentada pelo crime de poluição, devido à situação da casa.

Vizinhos reclamam da situação

Vizinhos acompanharam a movimentação da limpeza desde ontem. Segundo uma moradora próxima, a situação é insustentável há quatro anos. O acúmulo de sujeira exala cheiro e infestação de insetos. Até mesmo galinhas eram deixadas na calçada e dentro da residência.

A presença de lixo, fezes de animais, matagal e até uma tenda instalada para uso de pessoas em situação de rua no local eram reclamações constantes dos moradores da região. De acordo com a vizinha, tudo piorou com as caixas de som, que ele começou a deixar ligadas nas 24 horas do dia com todo tipo de música.

Apesar da limpeza com tratores e caminhões, o local ficou com odor forte de fezes, que se espalha ainda mais com o calor intenso registrado nesta quinta-feira.

Casa na Rua Planalto (Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

Acumulador afirma que situação é forma de protesto

Ao Jornal Midiamax nesta sexta-feira (16), a esposa do acumulador disse que “está se sentindo destruída, a família está sendo destruída”, mas não quis se alongar sobre o assunto. Em julho, José Fernandes disse que a situação é uma forma de protesto contra a prefeitura.

Ele relata que tudo começou em 2006, quando recebeu uma notificação judicial de desapropriação de seu terreno de 1 mil metros quadrados, localizado entre a Rua Rolândia e a Avenida Fábio Zahran.

Segundo ele, a área foi desapropriada para a construção da Avenida Fábio Zahran, que naquela época, era chamada de Via Morena. A princípio, mesmo discordando da decisão, José concordou com a desapropriação, desde que houvesse garantias de que ele receberia um novo terreno ou o valor correspondente à área desapropriada.

“Eu disse que saía desde que me dessem uma área em outro lugar, ou me pagassem valor que o terreno valia. Um oficial fez o levantamento e disse que valia apenas R$ 106 mil, isso não pagava nem o que investi no terreno. Depois chegaram com caçamba e destruíram tudo, até mataram meus animais”, relata.

*Com informações:Midiamax

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
MSNIOAQUEPOLÍCIA

Alvo da PF ameaçava cortar benefício de quem “votasse errado”

Na manhã desta quarta-feira (18), policiais federais cumpriram em ação conjunta com...

BRASILMSPOLÍTICA

Senadora Soraya Thronicke Solicita CPI para Investigar Plataformas de Jogos Eletrônicos Online no Brasil

A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) anunciou o pedido de instalação de uma...

AQUIDAUANAMSSAÚDE

Hospital de Aquidauana vai a leilão por dívida trabalhista de R$ 69 mil

O Hospital Regional de Aquidauana “Dr. Estácio Muniz”, que atende a população...

MSPOLÍCIAPONTA PORÃ

Alvo da PF, irmão de integrante do PCC também é preso na fronteira

Foi identificado como Erico Anibal Martti Junior, de 29 anos, o segundo...