sábado , 19 de abril de 2025
Início POLÍCIA Operação contra grupo de estelionatários iniciada em Goiás cumpre mandados em Dourados
POLÍCIA

Operação contra grupo de estelionatários iniciada em Goiás cumpre mandados em Dourados

Compartilhar
Operação contra grupo de estelionatários iniciada em Goiás cumpre mandados em Dourados
Compartilhar

Nesta terça-feira (21), o Setor de Investigações Gerais da Delegacia Regional de Dourados colaborou com uma ação realizada pela Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Combate À Corrupção (DECCOR) denominada Operação ‘Código de Barras’, com o objetivo desmantelar uma organização criminosa responsável por aplicar golpes de estelionato em larga escala, utilizando boletos bancários fraudulentos para enganar vítimas em todo o país.

A investigação apontou que a organização criminosa era liderada a partir da cidade de Goiânia, onde se localizava sua célula central. A operação foi realizada nas primeiras horas da manhã, mobilizando mais de 100 policiais civis em cinco cidades do Estado de Goiás: Goiânia, Iporá, Trindade, Itaguaru e Israelândia.

Durante a execução, estão sendo cumpridos 26 mandados de busca e apreensão e 6 mandados de prisão preventiva, expedidos pelo Poder Judiciário da Comarca de Dourados, Mato Grosso do Sul, após investigações conduzidas pela equipe do SIG.

Os criminosos atuavam de forma articulada, utilizando tecnologia avançada e estratégias elaboradas para falsificar boletos bancários e distribuí-los às vítimas, além de contar com uma grande rede de pessoas e contas bancárias para recebimento dos proveitos do crime.

Estima-se que os golpes causaram prejuízos financeiros que ultrapassam R$ 1 milhão, afetando pessoas físicas e jurídicas em diferentes estados.

Além das prisões, os policiais civis apreenderam documentos, dispositivos eletrônicos, valores em dinheiro e outros materiais que serão analisados para aprofundar as investigações. As provas recolhidas devem auxiliar na identificação de outros integrantes da organização criminosa, bem como no rastreamento dos valores desviados e na responsabilização criminal de todos os envolvidos.

A operação ressalta a relevância da cooperação interestadual no combate ao crime organizado. De acordo com o delegado titular do SIG-Dourados, Erasmo Cubas “a integração entre a Polícia Civil do Mato Grosso do Sul e a Polícia Civil de Goiás foi essencial para o sucesso da ação, reforçando o compromisso das instituições com a repressão a crimes complexos e a proteção dos direitos da sociedade”.

Das Investigações

A Operação Código de Barras, conduzida pelo SIG de Dourados, teve início em fevereiro de 2024, após a aplicação de um golpe pela organização criminosa nos dias 29 de fevereiro e 1º de março. O golpe resultou no pagamento indevido de mais de meio milhão de reais por um funcionário de uma lotérica, obtido por meio de artifícios fraudulentos e práticas ardilosas.

A investigação buscou identificar os integrantes da quadrilha, bem como a estrutura de funcionamento da organização.

As investigações envolveram técnicas de inteligência, interceptações telefônicas e quebras de sigilo bancário, permitindo mapear o organograma da organização criminosa, cuja base estava localizada em Goiânia, Goiás.

Após a conclusão das investigações, foram representados ao Poder Judiciário pedidos de mandados de busca e apreensão, bem como de prisão, que foram concedidos pela Comarca de Dourados.

Ao todo foram expedidos 26 mandados de busca e apreensão e 6 de prisão. As buscas foram expedidas para as residências de todas as pessoas que emprestaram contas bancárias para que o grupo criminoso pudesse receber os valores angariados com o golpe e os mandados de prisão para todos os criminosos que foram destinatários finais dos valores desviados.

Fonte

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
Ação integrada resulta na prisão de dois homens por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo em Sonora
POLÍCIA

Ação integrada resulta na prisão de dois homens por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo em Sonora

Uma ação integrada das forças policiais resultou, na data de ontem (17),...

Policiais civis prendem procurado por violência doméstica e suspeito de tráfico em Campo Grande
POLÍCIA

Autor de estupro de vulnerável é preso pela Polícia Civil em Campo Grande

Um homem de 63 anos, que estava com mandado de prisão em...

Polícia Civil recupera objetos furtados em propriedades rurais de Deodápolis e Dourados
POLÍCIA

Polícia Civil recupera objetos furtados em propriedades rurais de Deodápolis e Dourados

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Delegacia...

DOF prende homem com maconha em Amambai
POLÍCIA

DOF prende homem com maconha em Amambai

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) efetuaram, nesta terça-feira...