As equipes da Decon e ANP estudaram e planejaram a ação com a intenção acabar com as venda de óleos lubrificantes falsificados em MT

Nessa quarta-feira (14), mais de 13 mil litros de óleo lubrificante para veículos automotores sem foram apreendidos, em uma ação da Polícia Civil por meio da Decon (Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor) e ANP (Agência Nacional de Petróleo).
As equipes da Decon e ANP estudou e planejou a ação com a intenção acabar com as vendas de óleos lubrificantes falsificados ou adulterados no estado de Mato Grosso. Em outubro, a Decon e a ANP já haviam realizado a apreensão de mais de 60 mil litros do produto em duas distribuidoras de Cuiabá.
A força-tarefa esteve em uma grande distribuidora de óleo lubrificantes que fornece o produto para todo o estado de Mato Grosso, localizada no bairro Parque Ohara, em Cuiabá. No local, foram apreendidos 13.018 mil litros de óleo lubrificante de duas marcas de origem clandestina e que não possuem informações sobre quem são os seus fabricantes e nem número de registro válido na ANP.
O delegado titular da Decon, Rogério Ferreira, explica que na prática, os produtos comercializados como óleos lubrificantes para motores a diesel de máquinas agrícolas, caminhões, e também para motores de motocicletas e de veículos de passeio, podem conter qualquer substância e até mesmo nem serem propriamente óleos lubrificantes, uma vez que seus fabricantes não são conhecidos e os produtos não passaram por registro na ANP.
Os proprietários das distribuidoras não foram presos em flagrante durante a operação conjunta, mas serão interrogados pela Polícia Civil nos próximos dias e responderão, junto com os fabricantes dos produtos apreendidos. Além disso, as distribuidoras também foram autuadas pela ANP e os valores das multas, que serão definidos durante o processo administrativo instaurado naquele órgão, podem ir de R$ 20 mil até R$5 milhões para cada empresa,
Por Primeira Página
Deixe um comentário