A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo (DECON), prendeu nesta data, 03/04, um homem de 57 anos na rodoviária da capital por realizar transporte intermunicipal clandestino. Após monitoramento, os investigadores surpreenderam o homem cooptando passageiros.
Assim que ele acomodou as malas no veículo, foi abordado pelos policiais e recebeu voz de prisão. Por se tratar de crime de menor potencial ofensivo, ele assinou um Termo de Compromisso e foi liberado.
A ação foi requisitada pelo Ministério Público, uma vez que o homem já havia sido autuado oito vezes pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (AGEMS) e por outras forças estatais. Agora, a Polícia Civil intensifica as investigações para identificar e localizar outros motoristas que atuam ilegalmente nesse tipo de transporte.
A DECON alerta que o transporte clandestino é proibido por lei e não possui qualquer tipo de registro, expondo passageiros a riscos materiais e físicos em caso de acidentes. Além disso, motoristas que atuam nessa modalidade podem dirigir por até 24 horas seguidas para obter vantagem financeira, colocando a própria segurança e a dos passageiros em perigo.
Outro fator de risco apontado pela especializada é a ausência de seguro e assistência em caso de panes mecânicas, diferentemente das empresas regulares, que possuem sistemas de suporte e resgate. Há ainda o perigo de envolvimento com atividades criminosas, uma vez que esse tipo de transporte já foi utilizado por traficantes e grupos que simulam roubos.
A Polícia Civil reforça a importância de denúncias sobre condutores que operam irregularmente. Informações podem ser enviadas para o e-mail [email protected].
Deixe um comentário