A Polícia Civil de Mato Grosso de Sul inaugura na próxima terça-feira (17), sua quadragésima sétima Sala Lilás, no município de Coronel Sapucaia. As unidades foram cuidadosamente distribuídas para oferecer suporte a mulheres, crianças, adolescentes e idosos que enfrentam situações de violência, funcionando também durante a noite e aos finais de semana.
Das salas lilases existentes, 42 estão situadas em cidades que não possuem Delegacias de Atendimento à Mulher (DAM), enquanto 3 estão localizadas em plantões nas cidades-sede das regionais da Polícia Civil, onde já existem DAM. O intuito é garantir um atendimento contínuo e eficiente para as vítimas que necessitam de apoio.
A Sala Lilás é resultado de uma parceria entre o Estado e os municípios. Projetada para proporcionar um ambiente acolhedor, o espaço oferece móveis confortáveis, televisão e brinquedos para as crianças, visando acolher e encorajar as vítimas a denunciarem os crimes, enquanto seus filhos se distraem sob a supervisão das mães.
Até o momento, Salas Lilases foram instaladas nos seguintes municípios: Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Água Clara, Amambai, Caarapó, Bonito, Terenos, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Deodápolis, Glória de Dourados, Costa Rica, Angélica, Ladário, Camapuã, Eldorado, Iguatemi, Bandeirantes, Sonora, Chapadão do Sul, Miranda, Porto Murtinho, Anaurilândia, Anastácio, Paranhos, Selvíria, Sidrolândia, Brasilândia, São Gabriel do Oeste, Ivinhema, Itaporã, Jateí, Batayporã, Guia Lopes da Laguna, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Vicentina, Santa Rita do Pardo, Tacuru, Sete Quedas, Naviraí, Dourados, Ponta Porã, Bodoquena e Jaraguari.
por Carlos Eduardo Orácio
Deixe um comentário