A Coordenadora do Núcleo Institucional da Cidadania (NIC/DGPC/PCMS), delegada Maíra Machado esteve presente na manhã desta terça-feira (6) na Unidade Básica de Saúde (UBS) Coronel Antonino para ministrar a palestra “Violência de Gênero: Violência Doméstica e Familiar”.
A atividade abordou temas estruturais como as raízes socioculturais da violência doméstica e familiar, os diferentes tipos de violência, o ciclo da violência, as medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), os canais de denúncia — como o Disque 180 e o Disque 100 —, e a atuação dos grupos reflexivos de homens agressores como estratégia de prevenção.
Durante a palestra, destacou-se a importância da atuação dos profissionais de saúde na identificação precoce e notificação dos casos de violência doméstica e familiar, sobretudo contra mulheres. Os profissionais da saúde são muitas vezes os primeiros a terem contato com vítimas em situação de vulnerabilidade, sendo, consequentemente, agentes fundamentais na rede de proteção e no encaminhamento adequado das vítimas para os serviços especializados.
O público presente foi composto por profissionais da saúde da unidade e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa visa ampliar o conhecimento sobre o tema e fortalecer a rede de enfrentamento à violência de gênero, promovendo o diálogo e a conscientização entre os diversos setores da sociedade.
Deixe um comentário