A Prefeitura de Jardim, por meio da gestão do prefeito Juliano da Cunha Miranda (Guga), realizou uma reunião de apresentação do Programa Pró-Catadores, iniciativa desenvolvida em parceria entre o Governo Federal e o Sebrae. A proposta é implantar o programa no município a partir de 2027, fortalecendo o trabalho dos catadores de materiais recicláveis, promovendo inclusão social, geração de renda e o desenvolvimento sustentável.
A apresentação foi conduzida pelo consultor técnico do Sebrae, Saulo Oliveira Menenguite, que explicou o funcionamento do programa e destacou que a iniciativa busca inserir os catadores na política pública municipal, estruturando toda a cadeia da reciclagem por meio da formalização, organização da coleta seletiva e registro dos materiais recicláveis comercializados, contribuindo também para os índices nacionais de reciclagem.
Participaram da reunião os catadores Jeferson de Assis Armoa, Nilda Valdes, Nestor dos Santos, Valber Acosta, Joilma Araújo da Silva Matos e João Marcelo da Silva Leite, que atualmente representam a base da cadeia econômica da reciclagem em Jardim. Também foi ressaltado que existem outros trabalhadores informais que poderão integrar futuramente a coleta seletiva organizada, ampliando a participação e fortalecendo o setor no município.
Estiveram presentes ainda o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Leonardo de Almeida Nantes; o diretor de Meio Ambiente, Dr. Marcus Antônio Ruiz; o biólogo Carlos Piazer; o médico-veterinário Aruã Gauna Grubert; e a secretária Kelly Maciel da Silva.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Leonardo de Almeida Nantes, a iniciativa representa uma importante oportunidade para fortalecer a categoria e ampliar o acesso às políticas públicas.
“Queremos impulsionar o acesso às políticas públicas, à capacitação e ao aperfeiçoamento profissional dos catadores. O Programa Pró-Catadores, por meio da parceria entre o Sebrae e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, oferecerá apoio desde a formalização da associação até a melhoria da gestão dos negócios, fortalecendo toda a cadeia da reciclagem em Jardim”, destacou.
A reunião de apresentação e sensibilização do Programa Pró-Catadores foi realizada no dia 23 de junho, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, marcando o início das articulações para a implantação da iniciativa no município.
A Administração Municipal segue trabalhando na construção de políticas públicas que promovam inclusão social, sustentabilidade, geração de oportunidades e valorização dos trabalhadores, reafirmando o compromisso de construir uma cidade cada vez mais humana, organizada e comprometida com o desenvolvimento de Jardim.
Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Deixe um comentário