Ex-secretário adjunto de educação teve a casa alvo de buscas em investigação de fraude em licitações na Prefeitura de Sidrolândia.
Após deflagração da Operação Tromper na últilma quarta-feira (03), parece que as pretensões políticas do ex-secretário adjunto de educação, Rafael Soares Rodrigues, foram por “água abaixo”. Tudo isso por causa da busca e apreensão que aconteceu em sua casa, contando também com prisão do genro da prefeita Vanda Camilo, Claudinho Serra, e outras seis pessoas que foram alvos de ação contra fraudes em processos licitatórios. Todos são investigados por crimes de fraude em procedimento licitatório, falsidade ideológica, associação criminosa, sonegação fiscal e peculato.
Quem é Rafael Rodrigues e sua ligação com Claudinho Serra – Apesar de ter um passado um pouco nebuloso, o ex-secretário adjunto de educação tem uma ligação muito próxima com o vereador Claudinho Serra, que foi indiciado pelo GAECO como chefe de uma organização crimimosa que fraudava licitações e contratos administrativos com a Prefeitura Municipal, bem como o pagamento de propina a agentes públicos municipais.
Em uma publicação nas redes socias de Rafael Rodrigues no dia 27 de agosto de 2019, mostra que ele considerava o Claudinho Serra como irmão.
“Meu irmão, nesse dia especial quero te desejar muita paz, saúde, sabedoria e sucesso! Que todos os seus projetos se concretizem. Você é um amigo especial, de bom coração, um ser humano incrível. Parabéns, conte comigo e que Deus ilumine sua vida sempre”, finaliza Rafael no texto escrito a Claudinho Serra no dia de seu aniversário.
Já no dia 27 de agosto de 2023, usando uma imagem registrada no dia posse de Claudinho Serra como vereador, pós a confirmação do vereador João Rocha para a Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais da Prefeitura de Campo Grande, o amigo intímo compartilhar a seguinte publicação.
“Eu tava até pensando em fazer um textão gigantesco para dizer o quanto você é importante pra mim, meu irmão. Mas quem nos conhece sabe. Sou grato pela sua amizade, pela sua vida e por você fazer parte da minha família e eu da sua. Que Deus te abençoe e ilumine sempre. Que Ele continue guiando seu caminho para que você realize todos os projetos do seu coração. Parabéns, meu vereador!”, finaliza.
“Caiu de paraquedas” em Sidrolândia – É evidente que Rafael Rodrigues “caiu de paraquedas” em Sidrolândia, aliás, o paraquedas foi fornecido pelo companheiro Claudinho Serra, que ajudou o amigo colocando-o em algum cargo fornecido pela sogra, a prefeita Vanda Camilo; e conseguiu.
Na época (2021-2023), quem era a secretária de educação do município foi a professora Maristela dos Santos Ferreira Stefanello, mas a prefeita Vanda Camilo decidiu empossar o então “brother” de seu genro como secretário adjunto de educação (isso não é uma sogra, é uma mãe).
Por ironia do destino, a ex-secretária de educação Maristela Stefanello foi transferida para assumir a presidência da Previlândia (Instituto Municipal de Previdência), e quem ficaria no seu lugar seria a secretária de Governo na época (2023), Elaine de Brito. Mas a ex-secretária durou apenas 22 dias no cargo e foi mandada embora.
Mas você sabe quem permanaceu no cargo da pasta da educação? É claro que foi o amigo do genro da prefeita Vanda Camilo (que na época era secretário de fazenda do município), Rafael Rodrigues.
Dança das cadeiras na pasta da educação – No dia 23 de maio de 2023, a secretária de educação Elaine de Brito deixou o cargo, e quem assumiu foi a professora Viviane Rodrigueiro. Mas por “cargas-d’águas”, ela decidiu “abrir mão” após 5 meses no cargo. E adivnha quem assumiu interinamente a pasta? É óbvio que foi o “best friend” de Claudinho Serra, Rafael Rodrigues (que permaneceu firme e forte na pasta desde o inicio).
O jornalista Cezar Dias, no extinto programa “Agora News” da TVPlanalto de Sidrolândia, comentou sobre o pedido de exoneração da professora; assista abaixo.
Tinha mais autonomia que as próprias secretárias – Em “fofocas” de bastidores, o ex-secretário adjunto, Rafael Rodrigues, mandava mais que as próprias secretárias da pasta. Segundo fontes, as ex-secretárias, não aguentavam mais o “descaso” vindo do Rafael Rodrigues e também do ex-secretário de finanças e genro da prefeita Vanda Camilo, Claudinho Serra. Coincidência ou não, é muito estranho todas elas, tirando apenas a Elaine Brito, sairem do cargo.
E como secretário inteirino de educação, ele foi bom? – Por não haver secretário(a) empossado, o Rafael Rodrigues assumiu interianemente (para “sempre”) a pasta da educação.
Nós listamos abaixo algumas reportagens que nós fizemos em relação aos problemas da educação em Sidrolândia; tire suas concluções.
Rafael Rodrigues quer ser o próximo vereador por Sidrolândia – Parece brincadeira, mas é verdade. O anúncio foi publicado no site do amigo, que segundo a própria matéria, o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) vai lançar 14 pré-candidatos, o médico Renato Couto e o ex-secretário adjunto de educação, Rafael Rodrigues.
Gosta Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999.
Deixe um comentário