Fim de semana é de rios fora da calha e enchentes atingindo cidades do Nordeste de Santa Catarina pela chuva dos últimos dias
Santa Catarina também passou a enfrentar enchentes como consequência de chuva excessiva neste mês de maio em áreas mais ao Sul do Brasil com a instabilidade que não abandona a região devido ao bloqueio atmosférico com a massa de ar seco e quente que persiste há semanas no Centro do Brasil.
✅Clique e siga o canal da Tv Planalto Play no WhatsApp
A situação é mais grave no momento no Nordeste do estado de Santa Catarina, onde vários rios subiram acentuadamente e alguns transbordaram, causando inundações e alagamentos. O risco geológico também é alto com possibilidade de deslizamentos de terra.
Na madrugada deste domingo, o nível do rio Itajaí-Açu ainda subia em Rio do Sul e se aproximava da marca de 9 metros, atingindo cotas de emergência. Várias ruas do município foram tomadas pelas águas na primeira enchente de 2024.
RIO DO SUL – SC
Segundo site da prefeitura de Rio do Sul, reunião do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), da Defesa Civil de Rio do Sul, o prefeito José Thomé anunciou que o município deverá decretar situação de emergência por conta da enchente que atinge a cidade desde o sábado (18), tendo atingido o ápice neste domingo (19), por volta das 7h40, com 8,97 metros. O volume de chuva acumulado desde sexta-feira foi de 175,6 milímetros.
BRUSQUE – SC
Brusque enfrentou fortes chuvas que resultaram em cheias em diversos pontos da cidade. Em uma reunião do Grupo de Resposta e Ações Coordenadas (Grac), realizada na tarde deste domingo (19), o prefeito André Vechi, secretários municipais e as autoridades locais fizeram um balanço das principais ocorrências, destacando as ações de resposta às inundações, refere o site da prefeitura.
O chefe do Executivo relatou que, apesar das fortes chuvas, a situação foi mais controlada do que em eventos anteriores. A reunião do Grac teve como objetivo principal prestar contas à população sobre os danos e as medidas tomadas. Segundo a Defesa Civil, o pico do rio Itajaí Mirim foi registrado às 7h30 deste domingo, com o nível de 7,58 metros.
As chuvas também castigaram Presidente Getúlio, que segue em alerta para inundação gradual. Lontras e Ituporanga estavam com o rio em cota de emergência e subindo. A chuva desde o final da semana passada ficou entre 100 mm e 150 mm em diversas cidades do Leste catarinense, incluindo a cidade de Florianópolis, que registrou quedas de árvores e alagamentos.
O tempo segue instável com chuva e garoa neste domingo nas áreas sob enchentes em Santa Catarina por efeito de uma área de baixa pressão, indica a previsão da MetSul. Haverá uma melhora do tempo nesta segunda e o sol deve aparecer até quinta-feira, inclusive com calor e abafamento no meio da semana, logo os picos de cheia ocorrem no curtíssimo prazo e a tendência é de recuo das águas durante a semana. Na sexta, uma frente fria traz chuva para o Nordeste catarinense e esfria muito no próximo fim de semana.
Por: MetSul, Prefeitura de Rio do Sul e prefeitura de Brusque
Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Deixe um comentário