domingo , 20 de abril de 2025
Início POLÍTICA Vereador denuncia ingerência na Fundação Municipal Indígena
POLÍTICASIDROLÂNDIA

Vereador denuncia ingerência na Fundação Municipal Indígena

Compartilhar
Compartilhar
Reprodução Redes Sociais

Na última quinta-feira (09), o vereador e presidente da Câmara Municipal de Sidrolândia, Otacir Figueredo, fez um vídeo publicado em suas redes sociais, onde ele faz uma nota de esclarecimento sobre a Fundação Municipal Indígena, onde ele foi um dos idealizadores.

Na legenda do vídeo, o vereador cita que fiscalizou a fundação e encontrou algumas irregularidades, como gastos desnecessários e altos empenhos e pagamentos, visto que ele é um dos porta vozes da sua comunidade e todas aldeias do município sendo um representante indígena, ele resolveu não se calar diante desses fatos.

“Após fiscalizar e constatar algumas irregularidades na nossa Fundação, decidi não me calar, desejo que todas as comunidades sejam atendidas de forma igualitária, para que nosso patrimônio e autonomia seja preservado, visando a melhor qualidade de vida para o meu povo. Todos temos os mesmo direitos e deveres!”, comenta o vereador.

Otacir conta que foi aplicado muitos recursos na fundação, recursos que foram necessários para proporcionar uma qualidade de vida melhor as as aldeias. A fundação foi idealizada para resolver problemas na educação, no esporte, na cultura e na agricultura.

Ele ressalta que quando cobra a questão dos recursos, é para que esse aporte chegue até as comunidades indígenas e não para ter enganações.

“Então, quando a gente cobra a questão dos recursos para que chegue até as comunidades indígenas, nós falamos isso com propriedade, sem fazer enganações, como nós temos percebido”, ressalta o vereador.

Conforme o presidente da Câmara Municipal, Otacir Figueredo, em 2019 foi feito um repasse via câmara com a prefeitura municipal na gestão passada, o valor de R$ 450 mil reais de investimento na fundação. E atualmente, nesse ano de 2023, tem um orçamento de R$ 1.339.00 (um milhão trezentos e trinta e nove reais) que a casa legislativa, através do vereador indígena, foi colocado a responsabilidade de destinar essa verba a Fundação Indígena, que é pra fazer os atendimentos necessários para a fundação.

Ele ainda cita no vídeo que não está sendo feito esses repasses as aldeias.

“Infelizmente, hoje a gente foi fazer uma visita na fundação e encontramos muitos patrimônios deteriorados, quebrados. Gastos desnecessários, enquanto a nossa população indígena está a mercê do tempo com a falta de assistência, infelizmente, eu não posso me calar por conta disso”, desabafa o vereador.

No vídeo é possível ver a visita feita as oficinas, onde é visível a falta de cuidados com os pertences dentro delas.

“Visitamos as nossas oficinas, onde presta serviços para a Fundação Municipal Indígena, constatamos algumas situações muito constrangedoras, alto nível de gastos e patrolas que até hoje não saíram das oficinas. Mais de oito meses, né, dentro de uma oficina. E, os proprietários precisam receber, pra poder também tocar a tua oficina. Temos os nossos veículos com três anos de uso, infelizmente, todo acabado. É uma má gestão pessoal, quando a gente cobra, a gente cobra com propriedade e é necessário que a gestão precisa olhar com atenção as nossas comunidades indígenas”, ressalta.

O vereador ainda ressalta que não está ali para tirar a autonomia dos caciques, mas está ali para contribuir com o desenvolvimento da comunidade.

“Eu não estou aqui para tirar autonomia de cacique, eu estou aqui para contribuir com o desenvolvimento da nossa comunidade, é o que eu sempre fiz, construímos a fundação com um propósito de que tem que atender bem nosso povo. E, se não está sendo atendida, é meu direito como um idealizador dessa criação, cobrar”, comenta Otacir.

Confira o vídeo:

https://www.instagram.com/p/CpnmzGVpg4k/

O vereador fez essa nota de explicação para reafirmar a sua responsabilidade com os povos indígenas e também para frisar que ele é um legislador indígena que está lutando por uma melhoria para todos e não querendo tirar a oportunidade de seu povo de ter oportunidades melhores.

Gosta Portal Tv Planalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @portal.tvplanalto e o Facebook. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 99075999.

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
SIDROLÂNDIA

Feminicída teria tentado atacar única PM feminina antes de ser morto em confronto

Wilton de Jesus Costa, 36, autor de feminicídio contra Ivone Barbosa da...

SIDROLÂNDIA

Assassinato de mulher em assentamento teria sido motivado por ciúmes

O assassinato de Ivone Barbosa da Costa Nantes, 41 anos, na noite desta...

SIDROLÂNDIA

Após 3 anos de tratamento, Madalena Espindola é curada de câncer raro e agressivo

Na manhã desta quarta-feira (16), o cantor Ademar Espindola, irmão de Madalena...

SIDROLÂNDIA

Desaparecido há mais de 24 horas, homem é encontrado morto em loteamento em Sidrolândia

Ezequiel da Silva Szul, de 46 anos, foi encontrado morto na tarde...