Na última quinta-feira (09), o vereador e presidente da Câmara Municipal de Sidrolândia, Otacir Figueredo, fez um vídeo publicado em suas redes sociais, onde ele faz uma nota de esclarecimento sobre a Fundação Municipal Indígena, onde ele foi um dos idealizadores.
Na legenda do vídeo, o vereador cita que fiscalizou a fundação e encontrou algumas irregularidades, como gastos desnecessários e altos empenhos e pagamentos, visto que ele é um dos porta vozes da sua comunidade e todas aldeias do município sendo um representante indígena, ele resolveu não se calar diante desses fatos.
“Após fiscalizar e constatar algumas irregularidades na nossa Fundação, decidi não me calar, desejo que todas as comunidades sejam atendidas de forma igualitária, para que nosso patrimônio e autonomia seja preservado, visando a melhor qualidade de vida para o meu povo. Todos temos os mesmo direitos e deveres!”, comenta o vereador.
Otacir conta que foi aplicado muitos recursos na fundação, recursos que foram necessários para proporcionar uma qualidade de vida melhor as as aldeias. A fundação foi idealizada para resolver problemas na educação, no esporte, na cultura e na agricultura.
Ele ressalta que quando cobra a questão dos recursos, é para que esse aporte chegue até as comunidades indígenas e não para ter enganações.
“Então, quando a gente cobra a questão dos recursos para que chegue até as comunidades indígenas, nós falamos isso com propriedade, sem fazer enganações, como nós temos percebido”, ressalta o vereador.
Conforme o presidente da Câmara Municipal, Otacir Figueredo, em 2019 foi feito um repasse via câmara com a prefeitura municipal na gestão passada, o valor de R$ 450 mil reais de investimento na fundação. E atualmente, nesse ano de 2023, tem um orçamento de R$ 1.339.00 (um milhão trezentos e trinta e nove reais) que a casa legislativa, através do vereador indígena, foi colocado a responsabilidade de destinar essa verba a Fundação Indígena, que é pra fazer os atendimentos necessários para a fundação.
Ele ainda cita no vídeo que não está sendo feito esses repasses as aldeias.
“Infelizmente, hoje a gente foi fazer uma visita na fundação e encontramos muitos patrimônios deteriorados, quebrados. Gastos desnecessários, enquanto a nossa população indígena está a mercê do tempo com a falta de assistência, infelizmente, eu não posso me calar por conta disso”, desabafa o vereador.
No vídeo é possível ver a visita feita as oficinas, onde é visível a falta de cuidados com os pertences dentro delas.
“Visitamos as nossas oficinas, onde presta serviços para a Fundação Municipal Indígena, constatamos algumas situações muito constrangedoras, alto nível de gastos e patrolas que até hoje não saíram das oficinas. Mais de oito meses, né, dentro de uma oficina. E, os proprietários precisam receber, pra poder também tocar a tua oficina. Temos os nossos veículos com três anos de uso, infelizmente, todo acabado. É uma má gestão pessoal, quando a gente cobra, a gente cobra com propriedade e é necessário que a gestão precisa olhar com atenção as nossas comunidades indígenas”, ressalta.
O vereador ainda ressalta que não está ali para tirar a autonomia dos caciques, mas está ali para contribuir com o desenvolvimento da comunidade.
“Eu não estou aqui para tirar autonomia de cacique, eu estou aqui para contribuir com o desenvolvimento da nossa comunidade, é o que eu sempre fiz, construímos a fundação com um propósito de que tem que atender bem nosso povo. E, se não está sendo atendida, é meu direito como um idealizador dessa criação, cobrar”, comenta Otacir.
Confira o vídeo:
O vereador fez essa nota de explicação para reafirmar a sua responsabilidade com os povos indígenas e também para frisar que ele é um legislador indígena que está lutando por uma melhoria para todos e não querendo tirar a oportunidade de seu povo de ter oportunidades melhores.
Gosta Portal Tv Planalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @portal.tvplanalto e o Facebook. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 99075999.
Deixe um comentário