sábado , 23 de novembro de 2024
Início CIDADES MS Vereador mandou derrubar Portal da Transparência para encobrir desvio de verbas
MSSIDROLÂNDIA

Vereador mandou derrubar Portal da Transparência para encobrir desvio de verbas

Compartilhar
Compartilhar

“Mas é todo o portal da transparência, tá, tem que derruba (sic) tudo”. A frase foi atribuída ao vereador em Campo Grande, Cláudio Jordão de Almeida Serra, o “Claudinho Serra”(PSDB), em conversa com Carmo Name Junior, investigados por esquema de corrupção em licitações em Sidrolândia. Ambos foram presos ontem, na Operação Tromper. Derrubando o sistema, conseguiam acobertar o pagamento irregular de diárias.

A manobra, segundo investigação do Gaeco (Grupo Especial de Combate à Corrupção), era para encobrir o esquema de desvio sistêmico de verba pública, “em escala típica de organizações criminosas, absurdamente nefasta contra os cofres públicos de onde saqueiam milhões de reais”.

Segundo o Gaeco, a interferência do grupo no sistema do Portal de Transparência da Prefeitura de Sidrolândia foi um dos argumentos para justificar o pedido de mandado de prisão dos investigados na Operação Tromper.

Em conversa interceptada no dia 20 de março de 2023, Claudinho Serra e Carmo Name Junior conversam sobre os dados no portal e da necessidade de tornar indisponível as consultas públicas do portal, a fim de acobertar pagamentos irregulares de diárias.

Claudinho Serra passa instruções para Carmo Name: “Carmo, passa pro chefe aí que eu conversei com o cara lá em Campo Grande lá, é… ele faz sim, mas não apenas o lado das diárias, ele derruba todo portal da transparência da Prefeitura, vai aparecer a frase em manutenção, pelo prazo que a gente quiser, um dia, dois dia, três dia, quatro dia, mas é todo portal da transparência, tá, tem que derruba tudo, não tem mais como faze só os das diárias igual eu tentei fazer aquela vez (sic)”.

O vereador continua. “É, pode derrubar então, mandou deixar em manutenção uns dez dias aí, quinze dias, dá nada não, mas manda ele faze agora pra não entra essas diárias aí”.

Segundo o Gaeco, Claudinho Serra figurou como “mentor e beneficiário do esquema criminoso”.

O grupo é investigado por crimes de fraude em procedimento licitatório, falsidade ideológica, associação criminosa, sonegação fiscal e peculato. Os mandados judiciais foram cumpridos pelo Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção) e Gaeco, com apoio do Batalhão de Choque.

Para o Ministério Público se trata de “(…) duradouro esquema de corrupção incrustado na atividade administrativa do município de Sidrolândia, formado por uma organização criminosa constituída de agentes públicos e privados, destinada à obtenção de vantagens ilícitas.

Foram presos, além de Claudinho Serra e Carmo Name, Ueverton da Silva Macedo, o “Frescura”, Ricardo José Rocamora Alves, Milton Matheus Paiva Matos, Ana Cláudia Alves Flores, Marcus Vinícius Rossentini de Andrade Costa e Thiago Rodrigues Alves.

CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Gosta Portal Tv Planalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 99075999.

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
Foi apresentado nesta DelPol o BOPM 779/2023 com o seguinte relato: Em rondas pela região da ZBM, local este onde existem várias casas noturnas (boates), realizamos abordagem a um grupo de pessoas que se encontravam em frente ao Bar da Tais. Durante busca pessoal encontramos de posse do abordado Dionatan Ribeiro uma trouxinha de substância análoga a cocaína que em pesagem somou-se 0,8 gramas. O autor alegou ser usuário de drogas e que pagou R$ 50.00 (cinquenta reais) pelo entorpecente de um desconhecido. Diante dos fatos, apresentamos o autor juntamente com o material apreendido na Delegacia de Polícia Civil para que sejam tomadas as providências cabíveis. Entregue sem lesões corporais. Que este foi o relato da Policia Militar. Que os dados do autor foram atualizados e este saiu intimado a comparecer nesta Delegacia para procedimentos cartorários de praxe. Nada mais.
SIDROLÂNDIA

Agredida pelos pais com socos e mordidas, jovem é encontrada pela PM em estado de choque

Uma adolescente de 16 anos foi socorrida em estado de choque nesta...

SIDROLÂNDIA

Idoso perde R$ 7 mil em golpe por telefone em Maracaju

Um idoso de 79 anos caiu em um golpe por telefone e...

SIDROLÂNDIA

Idoso é preso com arma após amigo ameaçar a ex em Quebra Coco

Um idoso de 76 anos foi preso por porte ilegal de arma...

GERALMSPOLÍCIA

Polícia Militar Ambiental orienta a população sobre o Período de Defeso 2024/2025

Com a aproximação do início do período de defeso nos rios de...