Está ‘concluso’ para sentença ação penal que trata da 2ª fase da Operação Tromper, que revelou esquema de corrupção em Sidrolândia.
Investigações do Gaeco (Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado) revelaram a partir desta etapa que o ‘chefe’ da organização seria o ex-secretário de Fazenda do município – e ex-vereador de Campo Grande -, Claudinho Serra (PSDB), que é genro da ex-prefeita de Sidrolândia, Vanda Camilo (PP), que administrava a cidade durante os crimes.
- Ueverton da Silva Macedo, o Frescura (empresário)
- Ricardo José Rocamora Alves (empresário)
- Roberto da Conceição Valençuela (empresário)
- Odinei Romeiro de Olveira (empresário)
- Evertom Luiz de Souza Luscero (apontado como laranja de Frescura)
- César Augusto dos Santos Bertoldo (servidor)
- Flávio Trajano Aquino dos Santos (servidor)
Já o empresário Milton Matheus Paiva, que foi denunciado, está com processo suspenso após fechar acordo de colaboração premiada.
Conforme as investigações e delação premiada, o grupo se reunia para discutir fraudes a licitações no município de Sidrolândia.
Denunciado, o ex-secretário de infraestrutura, Carlos Alessandro da Silva, se livrou do processo.
Operação Tromper e fraudes em Sidrolândia
O esquema de corrupção sobre licitações da Prefeitura de Sidrolândia envolve empresários da cidade, que fraudavam documentos das empresas concorrentes, para garantir que seriam as contratadas. Mesmo assim, sem estrutura, essas empresas terceirizavam os serviços pelos quais receberam milhões de reais do dinheiro público.
A investigação do MPMS ainda aponta a participação de ao menos quatro servidores públicos no esquema de fraudes. Um deles teve, inclusive, pedido de prisão preventiva.
No entanto, não foi confirmado se os pedidos foram deferidos. Conforme a peça em que foram embasados os pedidos de prisão e de busca e apreensão, da Operação Tromper, o esquema de corrupção teria iniciado em 2017.
Desta forma, os empresários aproveitavam dos CNPJs para participar das licitações, mesmo sem qualquer tipo de experiência, estrutura ou capacidade para executarem os serviços ou fornecimento nos contratos firmados.
Vereador do PSDB comandou esquema de corrupção em Sidrolândia
O parlamentar é ex-secretário de Fazenda, Tributação e Gestão Estratégica de Sidrolândia. Está implicado nas investigações da 3ª fase da Operação Tromper, deflagrada pelo Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção) com apoio do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado).
Claudinho Serra e outros 22 viraram réus, em 19 de abril, após o juiz da Vara Criminal da comarca de Sidrolândia, Fernando Moreira Freitas da Silva, aceitar a denúncia apresentada pelo MPMS.
Investigações do Gecoc e delação premiada do ex-servidor Tiago Basso da Silva apontam supostas fraudes em diferentes setores da Prefeitura de Sidrolândia, como no Cemitério Municipal, na Fundação Indígena, abastecimento da frota de veículos e repasses para Serra feitos por empresários. Os valores variaram de 10% a 30% do valor do contrato, a depender do tipo de “mesada”.
Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Deixe um comentário