segunda-feira , 24 de fevereiro de 2025
Início POLÍCIA Claudinho Serra pede retirada da tornozeleira alegando irritação na pele
POLÍCIA

Claudinho Serra pede retirada da tornozeleira alegando irritação na pele

Compartilhar
Imagem usada pela defesa do ex-vereador Claudinho Serra (PSDB) para mostrar ferimentos na pele causados pelo uso da tornozeleira (Foto: Reprodução)
Compartilhar

Depois de cumprir por mais de 160 dias as medidas cautelares, que incluem o monitoramento eletrônico e toque de recolher, o ex-vereador Cláudio Jordão de Almeida Serra Filho, Claudinho Serra (PSDB), alvo da Operação Tromper, quer tirar a tornozeleira eletrônica e dormir na fazenda da família, em Anastácio.

O pedido foi apresentado ao juiz da Vara Criminal de Sidrolândia, Fernando Moreira Freitas da Silva, na última quarta-feira (12). A defesa de Claudinho justifica a flexibilização apontando que não houve descumprimento das determinações da Justiça e, por isso, não há motivo para as restrições, além do equipamento, causar irritações e feridas na pele.

De acordo com o documento, após a deflagração da operação, Claudinho se afastou do cargo e abandonou a vida política, sem registrar candidatura para disputar uma das 29 cadeiras da Câmara Municipal de Campo Grande. Desde então, segundo a defesa, o ex-vereador retomou as atividades como produtor rural.

A mudança profissional justificou um dos pedidos. Segundo a defesa, o trajeto para chegar à fazenda da família é de 2 horas e 40 minutos, ou seja, Claudinho demoraria mais de 5 horas na estrada todos os dias.

Mapa mostrando o trajeto feito pelo ex-vereador de Campo Grande até a fazenda de sua família, em Anastácio, onde trabalha (Foto: Reprodução)

“O tempo de deslocamento diário de mais de 05 horas (ida e volta) reduz consideravelmente sua jornada de trabalho efetiva, comprometendo sua produtividade e, consequentemente, sua renda”, diz a defesa. Segundo a determinação judicial, Claudinho pode sair de casa às 6h e deve retornar até às 22h. O toque de recolher já foi ampliado, inicialmente era até às 20h.

Para a defesa, o monitoramento eletrônico é considerado “estigmatizante” e o uso constante “tem causado danos à saúde e integridade física”. As atividades na fazenda, somadas ao calor da região, causaram irritação e até feridas na pele.

Outros problemas apontados são a dificuldade para desempenhar atividades rurais, que frequentemente demandam mobilidade e flexibilidade, e a necessidade de recarregar o equipamento, que só pode ser feito na sede da fazenda, “limitando o exercício profissional, que tem como característica o deslocamento pela área rural”.

Alvo

O tucano, antes de ser vereador na Capital, foi secretário de Fazenda no município do interior governado pela sogra, a prefeita Vanda Camilo (PP). O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) denunciou 22 pessoas por envolvimento no esquema fraudulento. A acusação alega que o grupo tinha “atuação predatória e ilegal”, agindo com “gana e voracidade”.

Na lista de investigados está os três considerados chefes do esquema: Claudinho Serra, o empresário Ricardo José Rocamora Alves e Ueverton da Silva Macedo, o “Frescura”. Na denúncia ofertada pelo Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção) e 3ª promotoria de Sidrolândia, Claudinho Serra foi denunciado por associação criminosa, fraudes em contrato e em licitação pública, peculato e corrupção passiva; Rocamora por fraude em licitação e corrupção ativa, assim como “Frescura”, também acusado de peculato.

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
Em Dourados, a Polícia Civil recupera aparelhos celulares furtados de transportadora e indicia autores
POLÍCIA

Em Dourados, a Polícia Civil recupera aparelhos celulares furtados de transportadora e indicia autores

Nesta sexta-feira, 21 de fevereiro, a Polícia Civil, por intermédio da 2ª...

Polícia Civil prende homem por tráfico de drogas em Nova Alvorada do Sul
POLÍCIA

Polícia Civil prende homem por tráfico de drogas em Nova Alvorada do Sul

A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Nova Alvorada do Sul,...

Em Campo Grande, Polícia Civil prende quatro por tráfico de drogas e apreende mais de 40 kg de cocaína escondida em veículo
POLÍCIA

Em Campo Grande, Polícia Civil prende quatro por tráfico de drogas e apreende mais de 40 kg de cocaína escondida em veículo

Na última sexta-feira (21), a Polícia Civil do Estado de Mato Grosso...