segunda-feira , 25 de novembro de 2024
Início POLÍCIA Crise no setor: frigoríficos pedem recuperação judicial e demitem em Mato Grosso do Sul
POLÍCIA

Crise no setor: frigoríficos pedem recuperação judicial e demitem em Mato Grosso do Sul

Compartilhar
Compartilhar

Empresas que empregam centenas de trabalhadores elencam série de dificuldades e já demitem funcionários

Frigoríficos enfrentam dificuldades financeiras em MS. Imagem Ilustrativa.(Divulgação, Semadesc)

Plantas frigoríficas em Mato Grosso do Sul enfrentam uma crise que envolve recuperação judicial, atraso de salários e demissões. 

Tudo isso ocorre paralelamente ao MS Day, organizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, em São Paulo, nesta terça-feira (1º), com o objetivo de apresentar o Estado como potencial econômico e atrair investimentos. A expectativa é que o evento reúna centenas de empresários.

Uma das empresas que enfrenta crise é a Boibras, em São Gabriel D’Oeste, que entrou na Justiça com um pedido de recuperação judicial na última terça-feira (24). A planta emprega mais de 400 pessoas diretamente. 

Entre as dificuldades financeiras elencadas no processo está a desvalorização na arroba do boi gordo, dificuldades para conseguir crédito devido à alta taxa de juros, especialmente durante a pandemia da covid, a concentração de grandes empresas frigoríficas e o avanço de supermercados sobre a comercialização da carne em detrimento de açougues, o que desvalorizou o preço de venda da proteína. 

Nos autos, a Vara Regional de Falências, Recuperações e de Cartas Precatórias Cíveis em Geral determinou a constatação prévia da real situação da empresa, bem como da documentação apresentada, antes de decidir sobre o deferimento do pedido de recuperação judicial. 

Demissões

Contudo, a Boibras não está sozinha nas dificuldades para manter o funcionamento. Outra empresa do setor frigorífico que estaria enfrentando dificuldades financeiras é a Beta Carnes, em Campo Grande. 

Em 10 de julho, o Jornal Midiamax mostrou que cerca de 200 funcionários paralisaram as atividades na planta devido ao atraso salarial e direitos trabalhistas, como o depósito do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). 

O resultado três semanas depois são dezenas de trabalhadores demitidos, conforme o relato de ex-funcionários.

Dois que conversaram com o Midiamax, e terão a identidade preservada, contaram que foram mandados embora em meados de julho junto de outros colegas. Até o momento, nenhum deles recebeu o salário de junho, o parcial de julho ou o acerto do trabalho. 

“Estou só na diária passando aperto em casa com uma filha pequena. Hoje tenho que comprar leite, só não sei como vou comprar”, contou um ex-trabalhador que não tem perspectiva de quando irá receber.

Além dessas duas plantas, informações preliminares são de que uma planta em Nioaque também enfrentaria dificuldades e teria dado férias coletivas. 

A reportagem tentou contato via telefone, e-mail ou WhatsApp com as empresas mencionadas nesta reportagem, o Sindicato das Indústrias de Frios e Carnes e Derivados de Mato Grosso do Sul, o prefeito de Nioaque, Valdir Júnior, o Sticcg (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Derivados de Campo Grande), mas não obteve resposta. O espaço continua aberto para manifestações. 

Por Midiamax

Gosta Portal Tv Planalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @portal.tvplanalto e o Facebook. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 99075999.

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
Polícia Civil prende foragido acusado de integrar ‘tribunal do crime’ de facção durante Operação RENORCRIM
POLÍCIA

Polícia Civil prende foragido acusado de integrar ‘tribunal do crime’ de facção durante Operação RENORCRIM

O Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado – DRACCO...

Polícia Civil prende foragido acusado de integrar ‘tribunal do crime’ de facção durante Operação RENORCRIM
POLÍCIA

Polícia Civil prende acusado de integrar ‘tribunal do crime’ de facção durante Operação RENORCRIM

O Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado – DRACCO...

POLÍCIASIDROLÂNDIA

Traficante é detido pela equipe do Tático durante a madrugada em Sidrolândia

Na madrugada desta segunda-feira, 25 de novembro, por volta das 02h15, uma...

Polícia Civil prende em flagrante homem que ameaçou e tentou abusar sexualmente de interna do regime semiaberto
POLÍCIA

Polícia Civil prende em flagrante homem que ameaçou e tentou abusar sexualmente de interna do regime semiaberto

Na última sexta-feira (22), a Polícia Civil por meio da Delegacia de...