sábado , 19 de abril de 2025
Início POLÍCIA Governo do Estado e Judiciário se unem em defesa da mulher, criança, adolescente e da pessoa idosa
POLÍCIA

Governo do Estado e Judiciário se unem em defesa da mulher, criança, adolescente e da pessoa idosa

Compartilhar
Governo do Estado e Judiciário se unem em defesa da mulher, criança, adolescente e da pessoa idosa
Compartilhar

Foi dado mais um passo para criar um espaço dedicado ao atendimento de casos de violação dos direitos de mulheres, crianças, adolescentes e idosos, oferecendo um atendimento humanizado, interinstitucional e multiprofissional.

O delegado Rodrigo Yassaka, assessor do Departamento de Polícia Especializada, esteve presente ao evento representando o Delegado-Geral da Polícia Civil, Lupérsio Degerone Lúcio.

Hoje (30) pela manhã, o governador Eduardo Riedel e o presidente do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), Sérgio Fernandes Martins, acompanhado de secretários e secretárias estaduais, parlamentares e representantes do Judiciário e do executivo federal, participaram do lançamento da pedra fundamental do prédio que será construído o novo Fórum da Mulher, Criança, Adolescente e Idoso.

O projeto será executado em parceria com o Governo do Estado e com a colaboração do Governo Federal, sendo administrado pela Sejusp.(Secretaria de Justiça e Segurança Pública) e prevê a transferência de R$ 10 milhões do Governo do Estado para a execução da obra.

O novo fórum será construído atrás da Casa da Mulher Brasileira, no bairro Jardim Imá, em Campo Grande, em um terreno de 5.440 m². Com área construída de aproximadamente 1.500 m², o espaço deverá abrigar as varas de violência doméstica e familiar contra a mulher e serviços judiciais voltados à infância e adolescência, além do Centro Integrado da Infância e Adolescência.

Em discurso, o governador Eduardo Riedel destacou que o equipamento representa um espaço em defesa da sociedade e que compõe uma rede de proteção a mulheres, crianças e idosos, vítimas de injustiça.

“Apenas no Estado de Mato Grosso do Sul, os números são preocupantes e ao revelá-los expõem a fragilidade. E a rede de proteção funciona denunciando, desnundando uma realidade que nós temos que buscar uma solução e esse projeto é parte dela”, acrescentou.

O presidente do TJMS afirmou que o projeto representa um grande passo na melhoria da prestação jurisdicional em Mato Grosso do Sul, reforçando o compromisso do Judiciário com as mulheres, as crianças e adolescentes sul-mato-grossenses. A expectativa é que o novo fórum seja concluído até o final de 2026, criando um espaço essencial para o avanço do sistema judiciário no Estado.

“Estamos dando um passo histórico importante para transformar a prestação de serviço jurisdicional para aqueles que sofrem na pele as injustiças cotidianas, na maioria dos casos escondidas dos olhos do público, sem ter uma estrutura que possam os proteger e acolher”, ressaltou o magistrado.

Em agosto do ano passado, o Governo do Estado e Judiciário lançaram a campanha #TodosPorElas, uma iniciativa que visa promover a igualdade de gênero e fortalecer o combate à violência contra as mulheres. O projeto já conta com a adesão de mais de 100 organizações e aproximadamente 10 mil pessoas.

Esta semana, também a Sejusp e o TJMS disponibilizam o ‘Monitor da Violência Contra a Mulher’, ferramenta importante para nortear ações preventivas e repressivas no enfrentamento à violência de gênero, bem como fomentar políticas públicas e subsidiar produção de conhecimento e pesquisa para o Sistema de Justiça e comunidade acadêmica.

A construção do novo Fórum foi planejada para abrigar seis Varas judiciais, com uma estrutura completa que incluirá salas de audiência, assessoria e depoimento especial, Núcleo Psicossocial e salas multiuso com banheiros acessíveis, bem como outras dependências que garantirão o atendimento adequado às vítimas. E a expectativa é que o novo fórum seja concluído até o final de 2026.

Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Saul Schramm

Fonte

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
Ação integrada resulta na prisão de dois homens por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo em Sonora
POLÍCIA

Ação integrada resulta na prisão de dois homens por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo em Sonora

Uma ação integrada das forças policiais resultou, na data de ontem (17),...

Policiais civis prendem procurado por violência doméstica e suspeito de tráfico em Campo Grande
POLÍCIA

Autor de estupro de vulnerável é preso pela Polícia Civil em Campo Grande

Um homem de 63 anos, que estava com mandado de prisão em...

Polícia Civil recupera objetos furtados em propriedades rurais de Deodápolis e Dourados
POLÍCIA

Polícia Civil recupera objetos furtados em propriedades rurais de Deodápolis e Dourados

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Delegacia...

DOF prende homem com maconha em Amambai
POLÍCIA

DOF prende homem com maconha em Amambai

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) efetuaram, nesta terça-feira...