segunda-feira , 28 de abril de 2025
Início POLÍCIA MS registra alta taxa de feminicídios em 2024; Giseli foi a sexta em 2025
POLÍCIA

MS registra alta taxa de feminicídios em 2024; Giseli foi a sexta em 2025

Compartilhar
Compartilhar

Mato Grosso do Sul registrou, em 2024, a segunda maior taxa de feminicídios do Brasil, com 1,27 assassinatos de mulheres por 100 mil habitantes.

Os dados, obtidos por meio da análise das Secretarias Estaduais de Segurança com base no Censo 2022 do IBGE, revelam a crescente violência contra as mulheres no Estado.

O número de vítimas chega a 35 até o momento, colocando o Estado atrás do Mato Grosso, que lidera o ranking com 1,28 e 47 casos.

Até agora, seis feminicídios foram registrados no Estado, dois deles envolvendo vítimas indígenas, o que reforça a gravidade da situação. O Piauí, com 40 vítimas, aparece em terceiro lugar com uma taxa de 1,22, seguido por Roraima, Maranhão e Espírito Santo.

Em comparação, estados como Amapá (0,27) e Sergipe (0,45) têm taxas muito mais baixas.

A Secretaria da Cidadania de Mato Grosso do Sul, em nota, ressaltou que a alta taxa de feminicídios no Estado não significa um aumento real da violência, mas sim um reflexo da correta tipificação e notificação dos crimes após a promulgação da Lei nº 13.104, que inclui o feminicídio no rol dos crimes hediondos.

A pasta também apontou que fatores estruturais e culturais devem ser analisados para entender a concentração de casos na região Centro-Oeste. Para enfrentar essa realidade, o Estado tem implementado políticas públicas voltadas à proteção da mulher, com foco em ações preventivas e na melhoria da rede de atendimento.

Um exemplo é o Ceamca (Centro Especializado de Atendimento à Mulher, à Criança e ao Adolescente em Situação de Violência), que ampliou seus serviços para atuar com crianças e adolescentes que vivenciam a violência doméstica, garantindo um acompanhamento emocional e psicológico.

Casos de feminicídios geram indignação nacional

O feminicídio da jornalista Vanessa Ricarte, ocorrido em 12 de fevereiro de 2025, é um dos casos mais impactantes do ano e gerou repercussão nacional. Vanessa foi assassinada pelo ex-noivo, Caio César Nascimento Pereira, de 35 anos, após solicitar medida protetiva contra ele.

Ela foi esfaqueada três vezes no coração enquanto tentava retirar seus pertences da casa onde morava. Antes de ser assassinada, Vanessa enviou um áudio a uma amiga, relatando o tratamento desrespeitoso que havia recebido na Delegacia da Mulher.

O crime provocou uma onda de indignação e levou à formação de um grupo de trabalho destinado a reformular os protocolos de atendimento e debater políticas públicas para o enfrentamento do feminicídio.

Mais recentemente, no último fim de semana, mais um caso de feminicídio foi registrado em Campo Grande. Giseli Cristina Oliskowiski, de 40 anos, foi assassinada a pedradas e carbonizada no Bairro Aero Rancho.  Este caso é o sexto feminicídio registrado no Estado em menos de 30 dias.

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
Polícia Civil prende suspeito de violência doméstica e apreende armas de fogo em Caarapó
POLÍCIA

Polícia Civil prende suspeito de violência doméstica e apreende armas de fogo em Caarapó

A Delegacia de Polícia de Caarapó realizou, neste sábado (26), a prisão...

Polícia Civil elucida homicídio em menos de 12 horas e prende autor em flagrante em Corumbá
POLÍCIA

Polícia Civil elucida homicídio em menos de 12 horas e prende autor em flagrante em Corumbá

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia...

Policiais civis prendem procurado por violência doméstica e suspeito de tráfico em Campo Grande
POLÍCIA

Polícia Civil prende três foragidos da Justiça em Campo Grande

A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, por intermédio do Grupo...

Polícia Civil realiza prisão em flagrante de suspeito de tráfico de drogas e receptação
POLÍCIA

Polícia Civil prende três indivíduos por tráfico de drogas no Jardim Tijuca

A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, por intermédio da Delegacia...